Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Nesta sexta-feira acontece a primeira Lua cheia de 2020. E a data será marcada por um curioso evento astronômico: uma eclipse penumbral, que será o primeiro de quatro eclipses lunares no ano.

O evento será visível na Europa, África, Ásia, Austrália e também no Brasil. Por aqui, entretanto, não será tão fácil de observar o fenômeno, uma vez que apenas alguns locais do Nordeste devem conseguir visualizá-lo – talvez até de forma rápida e com o eclipse aparecendo apenas parcialmente, não muito perceptível a um olho nu e não treinado.

Em Fernando de Noronha, o eclipse penumbral vai acontecer por 44 minutos, entre 18h27 e 19h12. A magnitude será de -0,5385, sendo quyanto menor o número, mais fraco o fenômeno. Um eclipse total de lua é >1; um parcial é 0,5; um penumbral total é -0,1.

Por meio de um mapa interativo do site TimeAndDate é possível descobrir se o eclipse será visível em sua cidade, a duração, o horário do ponto máximo e a magnitude do eclipse.

Caso a sua cidade não tenha a felicidade de acompanhar o fenômeno, a boa notícia é que o projeto virtual Telescope, que opera telescópios robóticos remotamente em tempo real, fará a transmissão do evento.

Em Curitiba

Em Curitiba, infelizmente, o fenômeno não será visível. A plataforma, no entanto, aponta que no dia 5 de junho haverá um outro eclipse penumbral lunar visível na cidade. O fenômeno deverá durar cerca de 30 minutos, começando às 17h37 e se encerrando às 18h04, atingindo o ponto máximo às 17h44.

O que é e como é um eclipse penumbral?

Um eclipse penumbral costuma ter a aparência de uma Lua cheia normal, com a Lua continando totalmente visível, mas menos brilhante, meio fumê, sendo necessário um olhar atento para notar essas pequenas diferenças.

O fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão posicionadas nesta ordem, mas não totalmente alinhadas. Com isso, uma parte da luz do Sol é impedida de chegar até a Lua, que está numa zona de penumbra.