Arquivo/Ricardo Marajó/SMCS

As equipes da Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, fizeram 96 abordagens a pessoas em situação de rua na primeira noite da Operação Inverno 2019. O trabalho começou às 18h desta sexta-feira (24/5) e seguiu até a madrugada de hoje (25/5) às 6h.

Neste período, 61 pessoas foram encaminhadas para casas de passagem, outras seis, para casas de familiares e uma, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado de embriaguez. O atendimento foi recusado por 28 pessoas.

Com a chegada de uma massa de ar frio à capital, as temperaturas mínimas chegaram a 9°, fazendo com que 364 pessoas buscassem espontaneamente as casas de passagem. O trabalho vai ser feito novamente na madrugada de sábado para domingo (26/5).

Funcionamento

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. O reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.

São 12 equipes da FAS para percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades da Prefeitura, onde elas poderão fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas. São verificadas também solicitações de acolhimento feitas pela população pela Central 156.

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia.