Conforme as semanas passam, as temperaturas de outono vão caindo gradativamente. No próximo final de semana, Curitiba deve ter a primeira onda de frio mais intensa, com mínimas abaixo dos 10ºC por pelo menos três dias seguidos. Segundo a previsão de longo prazo do Climatempo, nos dias 27, 28 e 29 de abril, as mínimas oscilam entre 6 e 8 graus, mas com máximas entre 20 e 23 graus.

Em maio, espera-se o início das incursões das massas polares no Paraná, e com isso inicia-se o risco de geadas. Em maio, o Simepar e o Iapar lançam o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários serão publicados nas páginas dos órgãos – www.simepar.br e www.iapar.br. Quando há risco, os agricultores cadastrados recebem mensagens de alerta em seus celulares.
Feriado — O feriado de Tiradentes deve começar com instabilidade no Paraná. A partir de hoje, já pode haver chuvas fortes no Oeste, inclusive acompanhadas por ventos fortes. Essa frente fria avança para as demais regiões do Estado durante a tarde e pode chegar na Grande Curitiba entre o fim da tarde e início da noite. Amanhã, a previsão é de céu nublado, com chuva e trovoada ao longo do dia na Capital.