Divulgação UFPR

O primeiro dia da segunda fase do vestibular 2018/2019 da UFPR transcorreu em clima de tranquilidade. Dos 12.340 candidatos aprovados na primeira fase, 684 (5,5%) se ausentaram e 11.656 compareceram neste domingo, 25, para fazer a prova de Compreensão e Produção de Textos.

A prova foi aplicada em Curitiba, Palotina, Matinhos, Toledo e Jandaia do Sul. Muitos candidatos chegaram aos locais de prova acompanhados de familiares. “É um ano de bastante sacrifício para os candidatos e o nosso papel é apoiar”, disse Selma Baggio, que foi com o marido, Paulo, até o Centro Politécnico para levar o filho Arthur, que tenta uma vaga em Engenharia Mecânica.

O engenheiro Antonio Monteiro veio de Florianópolis com o filho Antônio Carlos, que também presta vestibular para Engenharia Mecânica. Ele está preparado, mas, independentemente do resultado, sei que ele fez o melhor”, disse o pai. Para o candidato, a segunda fase garante mais segurança: “São provas discursivas, o que é mais difícil, mas por outro lado são provas específicas, sobre temas que eu domino mais”.

Jadde Hammoud entrou na sala de prova carregando no pescoço uma miniatura do Alcorão, colocada pelo pai, Ata Hammoud. “Espero que dê calma e tranquilidade a ela”, disse Ata. “Me preparei escrevendo muitas redações. Aumentando meu repertório, porque a UFPR cobra muita atualidades. E espero que a proteção a mais que ganhei dê certo”, afirmou Jadde.

Muitos candidatos não escondiam a ansiedade. “Estou ansiosa, mas a gente tem que aprender a controlar. Estou fazendo tudo que posso para ser aprovada”, disse Beatrice Konopka, de 17 anos, que tenta uma vaga em Engenharia Elétrica e veio de Irati para fazer a prova. “Não esperava passar para a segunda fase. Soube pelas minhas amigas e chorei muito. Desde o dia que saiu o resultado eu fui para o cursinho a noite inteira e a tarde inteira. Também peguei as edições anteriores do vestibular e fiquei resolvendo em casa”, contou.

No Centro Politécnico, alunos de Engenharia Mecânica da UFPR recepcionavam os candidatos. “Tentamos animar o pessoal, levantar o ânimo”, contou Ian Marques, aluno do quarto ano do curso.

Segundo dia

Nesta segunda-feira (26) serão aplicadas as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia (até duas provas por candidato, dependendo do curso). Essas provas serão compostas de sete questões discursivas.

Será aplicada também a prova de Habilidade Específica para os cursos de Arquitetu-ra e Urbanismo, Design Gráfico e de Design de Produto, além das provas teórica e prática para o curso de Música (com horários específicos, conforme consta no edital do vestibular).

Assim como ocorreu no primeiro dia, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. As provas começam às 14 horas.

Recursos e resultado

A partir de 00h01min do dia 14 de dezembro, até as 23h59min do dia 15 de dezem-bro, o Núcleo de Concursos da UFPR disponibilizará em seu site vistas das questões discursivas e das provas específicas com as respectivas correções. Esse será também o prazo para recursos.

A data provável para divulgação do resultado final do vestibular 2018/2019 é 11 de janeiro de 2019. Para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, o resultado sairá a partir do dia 14 de janeiro.