Fora a governadora Cida Borgetti (PP), todos os pré-candidatos ao governo do Paraná confirmaram presença na sabatina promovida pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal, na UniCuritiba, nesta semana. A presença de Cida estava confirmada para ontem à noite. Segundo a assessoria, Cida foi convocada para um jantar com o presidente Michel Temer e por isso teve que desmarcar o compromisso. Entre os convidados, os primeiros a participar, na manhã de ontem, foram Osmar Dias (PDT), que adotou discurso de “oposição”, e Ratinho Juinior (PSD), que tenta descolar sua imagem do ex-governador Beto Richa (PSDB) para emplacar a figura de independente. Como este é um dos primeiros eventos em que ambos os políticos participam como pré-candidatos, os discursos tendem a demonstrar quais serão as estratégias de campanha. Ratinho disse que já conseguiu adiantar suas alianças, com PSC, PV, PSL, PRB e PR, para não precisar “barganha” com partidos. Osmar, que por enquanto reúne SDD, PPL e Podemos, disse que ‘não vai abrir mão de seus princípios por tempo de TV’. Cida tem, por enquanto, a maior coligação pré-anunciada (PSDB, PSB, DEM, PROS, PTB, PPS, Pros, PMB, PHS e PMN). Jorge Bernardi (REDE) falou com os acadêmicos na noite de ontem. Hoje de manhã, às 8h20, participa do evento Doutor Rosinha (PT).

Presidenciáveis
A UniCuritiba também trouxe presidenciáveis. Participam hoje Levy Fidelix (PRTB), às 10h20; Manoela D’Ávila (PCdoB), às 19h; e Marina Silva (REDE), às 21h. O evento é acadêmico e fechado ao público externo.

Pós-recuo 1
O ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) deu a largada na internet para a pré-campanha à Câmara Federal. Após recuar de uma campanha para o Senado, o ex-deputado começou ontem uma série com publicações de vídeos produzidos para ‘contar sua trajetória’. Todos são publicados por meio de postagens patrocinadas em sua página no Facebook. “Inicio hoje uma série de postagens, a cada semana, contando um pouco de minha trajetória na vida pública, posições e propostas para o futuro do Paraná e do Brasil! Espero que goste e compartilhe!”, escreveu. Fruet adotou o slogan “Em defesa do Paraná! Em defesa do Brasil!”.  

Pós-recuo 2
Antes de Fruet, outro cotado para a corrida pelo Senado, mas que optou pela tentativa de reeleição pela Câmara, o deputado Rubens Bueno (PPS) já faz sua própria série de postagens patrocinadas desde a semana passada. O conteúdo é geralmente relacionado à sua atuação no combate à corrupção.  

Coleção de retratações
A senadora paranaense Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, tem colecionado retratações públicas determinadas pela Justiça. De um ano para cá, Gleisi move ações contra agressões sofridas por ela na internet e circulação de “fake news”. Recentemente, além da retratação na página de origem, Gleisi ainda publica imagem do texto imposto pela Justiça e ainda patrocina o post nas redes sociais para que a retratação tenha um alcance ainda maior. Além do destaque dado ao texto na página pessoal da senadora, que tem 1,5 milhão de seguidores, a retratação ainda perdura nas linhas do tempo dos usuários do Facebook em razão do patrocínio. Desta vez, a Paiaiá Comunicação Ltda., empresa proprietária de uma emissora de rádio FM da Bahia, teve de se retratar publicamente pela reprodução de ofensas dirigidas à senadora da República. Diz o termo de retratação que foi publicado no site da rádio: “A referida matéria continha ofensas, adjetivos vulgares e misóginos, capazes de macular a idoneidade privada e pessoal da Senadora Gleisi Hoffmann, bem como das mulheres em geral, pois contribuem para banalizar o machismo, a misoginia e a violência de gênero, além de citar atributos fisícos da Senhora Senadora acima nominada”.