Em fevereiro de 2018 começaram as instalações de vias que vão receber o primeiro trem solar turístico da América Latina. Chamado de “Tren de la Quebrada”, o veículo sairá da província de Jujuy, na Argentina, uma região famosa pela montanha colorida “Cerro de los 7 Colores”. Este é segundo trem solar que se tem notícia. A primeira parte da construção está prevista para ser concluída em agosto de 2019. Ela unirá a localidade de Volcán com Purmamarca e Maimará, em uma rota de 20 km pelo norte argentino. O passo seguinte seria chegar à Bolívia e, posteriormente, em Cusco. O destino final será o histórico Machu Picchu. 
 A primeira ferrovia solar da região inicialmente terá dimensões reduzidas, sendo para um vagão com capacidade aproximada de 240 passageiros. Por ser um trem turístico, ele desenvolverá uma velocidade de apenas 30 quilômetros por hora.


Fiscalização de crimes ambientais será intensificada no Paraná

Novas estratégias de atuação para intensificar a fiscalização de crimes ambientais foram o assunto da reunião entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o comandante da Polícia Ambiental Força Verde do Paraná, tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos.

A Força Verde, com cerca de 500 integrantes divididos em 30 postos no Estado, vai reforçar a fiscalização de ações clandestinas, que ocorrem em licenciamento ambiental

Nos próximos dias deverão ser aprovados alguns protocolos de atendimento, em especial sobre animais silvestres.


Governo japonês vai reduzir uso de plástico em órgãos públicos
O governo japonês decidiu cortar o uso de produtos de plásticos em cafeterias e lojas em cerca de 200 órgãos e instituições ligadas ao governo, como universidades, a partir do ano fiscal de 2019, que tem início em abril.

A decisão tem como objetivo reduzir a quantidade de dejetos de plástico nos oceanos. Ela foi tomada quando as diretrizes para a assinatura de contratos entre o governo e operadoras de cafeterias e lojas estavam sendo revisadas.


MMA discute ações para conter ataques de tubarão
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara uma série de medidas para combater os ataques de tubarões no litoral brasileiro. O projeto deverá ser apresentado em Brasília no dia 28 de março.