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O Brasil há muito tempo que é o país da Sudamérica que mais indústria automotriz tem. Sempre foi atrativo para as grandes marcas do mundo. A presença dos carros e a sua fabricação sempre esteve presente no Brasil desde meados do século XX. O primeiro carro motorizado que chegou ao país foi o Peugeot em 1891. A história da evolução automotiva brasileira tem uma trajetória que acompanha todas as evoluções tecnológicas e mecânicas que teve essa indústria no Brasil e no mundo inteiro.

São Paulo foi a primeira cidade grande do país a receber a marca Ford e a General Motors. O primeiro modelo que veio foi o Ford T, que marcou a história mundial da invenção do carro.

Desde os anos 40 e 50 foram muito relevantes porque a indústria automotiva cresceu demais, passando de fazer a fabricação de peças até a fabricação de carros mesmos. O Governo brasileiro fomentou a iniciativa das grandes marcas de carros a produzir no Brasil e não importar da Europa os carros já fabricados. O aumento foi notável, a demanda de carros crescia e a gente também tinha que se transladar de um lugar a outro, porém era fundamental que a indústria nacional se fortalecesse para cumprir com as expectativas do público. Para a época se criou o parque industrial não só com fábricas de carros, mas também de autopeças. 

Outro fator de importância para o aumento da indústria automotiva foi o crescimento da siderurgia e do petróleo, que complementam o movimento nacional automotivo. Um dos motivos pelos quais se incrementou a fabricação de carros no Brasil, foi que em 1953 o governo proibiu importar carros inteiros, então as fábricas foram ainda mais protagonistas da indústria nesse momento. Nos anos 50 a Volkswagen e a Mercedes Benz passaram a ser fabricas nacionais. Para os anos 60 a indústria automotiva brasileira já se tornava um mercado nacional fundamental para a economia brasileira.

O presente do mercado automotivo

As décadas passaram e o mundo mudo não só pelos cambios económicos e ambientais mas também o ano 2020 foi inesperado por causa do Covid19. Como a maioria das empresas brasileiras, a indústria caiu em todos os estados. A pouca venda de carros novos e carros usados baixaram muito. Além de que a indústria deixou de ser o que foi décadas atrás, por exemplo os carros usados no Paraná aumentaram em setembro do ano passado um 16% a mais. São dados alentadores para o setor que se diplomou o ano 2020 todo. Em este caso de venda de carros usados em Paraná, falam que como o veículo nestes tempos fica o meio de transporte mais seguro, a gente virou para comprar carros usados com ajuda de financiamentos e a diferença de preços com os carros novos.

Uma notícia que não ficou boa para o Brasil foi que depois de 100 anos a fábrica de Ford deixou de produzir no país. O que a Ford pode  fazer é que os preços se desvalorizem. Várias empresas também fizeram o mesmo. Os clientes podem ficar tranquilos que as peças vão se vender e as garantias aos clientes que compraram com eles vai ter sua atenção como sempre. Por tomar nota dos números, a Ford vendeu em 2020 119000 carros, o que representa 39% a menos do que em 2019. As demissões podem ser até mais de 5000. Também isso que aconteceu no Brasil vai  ter repercussões nos países limítrofes e afetando a economia da região.

A Mercedes Benz também fechou plantas no Brasil. Os carros agora vão se importar desde Argentina e Uruguai. W1. O efeito negativo da pandemia ficou difícil em todos os mercados comerciais. Além disso, o mercado de carros usados teve uma leve melhora. Para este 2021 se acha que o mercado reprimido dos consumidores tem que virar e acrescentar lentamente para que o Brasil volte a ser protagonista no mercado de venda de carros. Sempre que acontece uma crise, logo após tem as oportunidades para que o público volte a ter confiança.