A Luandre começa fevereiro com 1.900 vagas, entre efetivas e temporárias, e aconselha quem está procurando emprego que comece a procura agora. “É realmente um mito esta ideia de que o ano só começa depois do Carnaval. Há férias escolares, muitos viajam, mas o país não para e o movimento de entrada de oportunidades permanece o mesmo”, explica Renata Motone, Coordenadora de RH da Luandre.

Ela diz que há vagas para todas as áreas com destaque para o varejo, logística e saúde, e que já começam também a entrar vagas para a indústria, que se prepara para as vendas de Páscoa. “Alguns candidatos costumam ter resistência com vagas temporárias porque acreditam que é melhor esperar o Carnaval passar para buscar uma vaga efetiva, mas aconselhamos a aceitar, ainda mais se a vaga temporária for em sua área de atuação. O mercado  avalia bem o candidato que se mantém ativo profissionalmente”, comenta Renata.

Os números mais recentes divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) demonstraram claramente que o mercado de trabalho deu sinais mais claros de que está se recuperando e fechou 2019 com saldo positivo de 644.079 postos com carteira assinada. Segundo o que a Luandre vem notando o cenário é positivo neste início de 2020, com aumento de 22,9% das vagas gerais em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

A coordenadora de RH da Luandre alerta que historicamente é registrado um aumento do absenteísmo dos candidatos conforme o Carnaval se aproxima: “na semana que antecede o feriado chega a ser de 80%”. Contudo, a especialista em RH alerta que quem realmente está em busca de uma recolocação “não deve jogar a toalha” neste período. “O movimento de seleções segue normal na semana pré-Carnaval e na semana pós também. E o melhor é que como o absenteísmo é maior, a concorrência diminui e maiores as chances de conquistar aquele novo emprego no início de 2020”, completa.