O Sesi no Paraná, por meio do programa de Prevenção e Orientação à Covid-19, já realizou mais de 26 mil testes para detecção do coronavírus em unidades industriais de todo o estado. Em conjunto com outras ações do programa, os exames levam mais segurança para os trabalhadores em tempos de recuperação econômica. “Os testes nos ajudaram a mapear pontos de contaminação, além de formular planos e regras de trabalho. Assim, temos como objetivo atingir o maior número possível de pessoas com a testagem, aliando isto com iniciativas de conscientização e reforçando hábitos como a higiene pessoal e o distanciamento social”, destaca Rosangela Isolde Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para Indústria do Sistema Fiep.

Além dos exames para detecção da Covid-19, outra ação que colabora para o controle da doença é a vacinação contra a gripe (H1N1). O número de trabalhadores vacinados contra a influenza na indústria paranaense chegou a 200 mil. “A vacina da gripe é uma ferramenta de suporte importante, já que os sintomas de H1N1 e Covid podem ser confundidos. Esta imunização contribui para evitar afastamentos desnecessários e aumenta a imunidade dos colaboradores”, explica Rosangela.

Os números, compilados no final do mês passado, também apontam o interesse dos trabalhadores na busca por informações sobre os cuidados com a saúde no período de pandemia. O blog de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi no Paraná registrou cerca de 300 mil acessos desde o início do ano passado. Já a Central de Saúde e Central de Informações somou 1.710 atendimentos via WhatsApp.

As empresas interessadas em encontrar mais informações sobre o Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19 podem acessar o site: https://www.sesipr.org.br/. Para uma proposta personalizada para as demandas de cada indústria, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].