Publicidade
Gente de bem

Projeto de equoterapia completa cinco anos espalhando sorrisos

Localizado na RMC, EquoSorriso atende atualmente 36 crianças autistas ou com algum tipo de deficiência
Projeto de equoterapia completa cinco anos espalhando sorrisos
Rosana Collect, à direita na foto, fundou o projeto em homenagem à irmã, que faleceu em 2017 (Foto: Franklin de Freitas)

O projeto EquoSorriso Equoterapia completou no último domingo cinco anos de atuação. Localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no bairro do Campestre da Faxina, a iniciativa oferece sessões de equoterapia para crianças autistas ou com deficiência, possibilitando que elas, através do contato com o cavalo, consigam se integrar melhor com a sociedade.
Idealizadora do projeto, Rosana Collect conta que a iniciativa foi criada em homenagem à sua irmã, Rúbia, que faleceu aos 17 anos, em 2008. “Achamos um pré-projeto para crianças na página de um dos livros do colégio dela e junto com minha família resolvemos fundar esse projeto para homenageá-la”, conta.
No último domingo, inclusive, Rosana postou uma mensagem para a irmã em seu perfil no Facebook: “Chegou o grande dia de comemorar um grande sonho que nasceu para homenagear minha irmã. A vida nos separou, mas o amor jamais separa. Ele vive e revive dentro da EquoSorriso.”
Com o método terapêutico, que utiliza cavalos numa abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, os jovens que participam do projeto conseguem aumentar a integração social e fortalecer os músculos, o equilíbrio e a coordenação motora, funcionando como um tratamento complementar para indivíduos com necessidades especiais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.
Atualmente, o projeto atende 46 crianças e adolescentes, sendo que algumas fazem as sessões de graça e contam, inclusive, com transporte até a fazenda, enquanto os outros jovens têm valores subsidiados para poderem fazer as sessões, que têm duração de uma hora semanal. A partir do ano que vem, contudo, a ideia é mais do que dobrar o número de jovens atendidos, chegando a mais de 100 crianças e adolescentes.
Como funciona a equoterapia
De acordo com Rosana Collect, a Equoterapia funciona no corpo da criança através do movimento do cavalo, do andar dele. “Vai através da coluna cervical (da criança) até o cérebro e atinge o cerebelo, que é onde está a coordenação motora, o equilíbrio da criança. E isso faz com que ela vá desengavetando as gavetinhas fechadas no seu cérebro. Nos autistas, também temos visto muitos voltando a falar após a terapia, mas ainda estão sendo feitos mais estudos sobre isso”, explica.
Ainda segndo ela, algumas crianças demoram duas ou três sessões para ficarem mais próximas do cavalo e tomarem coragem de montar no bichado. Depois que isso acontece, porém, é como se um novo mundo nascesse para esses jovens. “A relação deles é realmente um despertar, uma forma de autoestima. Eles em cima do cavalo é um grande estímulo e faz com que convivam melhor no âmbito familiar e principalmente na escola.”

Serviço
Projeto EquoSorriso Equoterapia

O que é: Uma iniciativa que visa propiciar às crianças e adolescentes uma nova modalidade de esporte equestre, aliando ainda aos benefícios que a terapia promove na qualidade de vida de cada indivíduos para a melhora de suas condições física, motoras e psicossociais
Como funciona: participam do projeto jovens autistas e com deficiência, sendo que alguns recebem a terapia gratuitamente e outros têm valores subsidiados. Atualmente, 46 pessoas são atendidas pelo projeto, mas a ideia é dobrar o número no próximo ano
Endereço: São José dos Pinhais - Bairro do Campestre da Faxina ( entrada BR 376) - Rua Carlos Kuzma
E-mail: [email protected] 
Facebook: https://www.facebook.com/EquoSorriso
Como ajudar: O projeto possui uma conta na Caixa Econômica para receber doações. Além disso, nos próximos meses será feita uma vaquinha virtual para o final de ano. Para acompanhar, siga a página do projeto no Facebook
CNPJ: 80.618.333/0002-07
Caixa Econômica-435
Agência: 0406
C/c: 6.524-4
Operação:003

DESTAQUES DOS EDITORES