Divulgação/SMCS

O projeto do Memorial Paranista do Parque São Lourenço foi apresentado na Prefeitura, na sexta-feira (28/6), pelo arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Guilherme Kloch. O projeto começou a ser elaborado em dezembro passado, com a assinatura do decreto municipal 2218, que dispõe sobre a destinação do espaço para o memorial. A abertura da licitação será o próximo passo.

“É indizível minha alegria ao fazer este parque que reverencia o gênio do grande paranista João Turin”, disse o prefeito Rafael Greca ao assinar o contrato de compra de esculturas do artista com o detentor dos direitos sobre o acervo, Samuel Ferrari Lago. As 12 peças integrarão o Jardim das Esculturas do futuro Memorial Paranista.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e Cristiano Augusto de Figueiredo Morrisy, da Fundação Cultural de Curitiba, também assinaram o documento.

Com a intervenção no Parque São Lourenço, o Centro de Criatividade será revitalizado.

Precursor da escultura
Ícone do Movimento Paranista, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado, João Turin nasceu em Morretes em 1878 e morreu em 1948.

Obras de destaque do artista ocupam espaços importantes na cidade, como o Tigre Esmagando Cobra, instalada na Avenida Manoel Ribas, e a que retrata o cacique guairacá ao lado do lobo guará. Essa peça foi levada até o Salão Brasil da Prefeitura especialmente para o evento.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação) e Emílio Trautwein (Esporte, Lazer e Juventude); a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; e a vereadora Julieta Reis.