Publicidade
Na pandemia

Projeto #Guaíraemcasa leva cultura virtual aos paranaenses

(Foto: Maringas Maciel/CCTG)

O Teatro Guaíra lança nesta quinta-feira (02) o projeto #Guaíraemcasa, que reúne em uma área do site da instituição todas as atividades virtuais disponíveis ao paranaenses durante a pandemia do coronavírus.

O público pode acessar vídeos de espetáculos de balé e orquestra, criações originais para as redes sociais e oficinas do Balé Teatro Guaíra, por exemplo.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná. Veja aqui um vídeo sobre as ações do Teatro Guaíra.

As atividades virtuais do Teatro Guaíra começaram já na primeira semana da suspensão dos espetáculos presenciais. O concerto de abertura da Orquestra Sinfônica do Paraná, Assim Falou Kubrick, foi cancelado para o público, mas foi filmado e disponibilizado nas redes sociais do Teatro e da OSP.

A Escola de Dança Teatro Guaíra também iniciou aulas online – já são mais de três meses de classes diárias com adesão de 80% dos estudantes.

Nas semanas seguintes, os corpos artísticos do Teatro passaram a criar produções exclusivas para as redes sociais. A OSP divulgou o vídeo O Trenzinho Caipira, sucesso nacional com mais de 60 mil visualizações.

O Balé Teatro Guaíra criou uma coreografia para celebrar o dia internacional da dança e remontou também uma icônica cena do balé Carmen para o ambiente online. Além disso, alunos da EDTG participaram de uma mostra competitiva nacional realizada na web e receberam 4 premiações, com dois primeiros lugares.

A diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, afirma que essa é uma ferramenta para que os paranaenses possam acessar as atividades artísticas desenvolvidas pela instituição. "O início da pandemia foi um paradoxo para todos os trabalhadores do Teatro Guaíra, porque nosso grande objetivo comum é trazer público para o teatro, democratizar a cultura, seguindo a linha estabelecida pelo Governo do Estado. Após a pandemia, redescobrimos a forma de trabalhar e o resultado é que seguimos conectados com os paranaenses apesar da distância física”, diz.

Veja algumas das atividades e atrações disponíveis:

#Guaíraflix - O projeto #Guaíraflix foi criado para compartilhar com o público espetáculos produzidos pelos corpos artísticos da instituição. Foram disponibilizadas até o momento 15 gravações de espetáculos como balés, óperas e concertos, atingindo um total de 7,3 mil visualizações, sendo 1 mil somente para o balé O Lago dos Cisnes.

Teatro de Comédia do Paraná - Projeto virtual do Teatro de Comédia do Paraná (TCP). O projeto é inspirado na peça TodoMundo!. Semanalmente, a equipe de atores do TCP traz, de maneira contemporânea e bem-humorada, reflexões sobre Deus, Morte, Família, Amizade, Coisas e Amor.

Criações originais web - Apresentação de conteúdos criados exclusivamente para a plataforma online. Um dos maiores sucessos dessa iniciativa foi um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná diretamente da casa dos músicos, tocando o conhecido “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos, que já soma quase 60 mil visualizações. Outro destaque foi a recriação de um trecho da coreografia Carmen, do Balé Teatro Guaíra.

Aulas abertas Balé Teatro Guaíra - Transmissão de aulas virtuais para profissionais e estudantes de dança. A atividade é gratuita e as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas pela manhã para até 100 pessoas. É uma aula direcionada a profissionais da dança e é ministrada pelos professores da Companhia e professores convidados nacionais e internacionais.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES