Divulgação/SMCS – O cãozinho Edi na campanha contra o abandono

Um cão da raça pitbull foi resgatado de uma situação de abandono em um imóvel desocupado e fechado no bairro Uberaba, na manhã desta sexta-feira (20/12). O proprietário foi denunciado via Central 156 e vinha sendo notificado desde o mês de outubro.

Além de estar sozinho e sem alimentação, o local em que o cão se encontrava estava bastante sujo. “Foram várias tentativas de contato com o cidadão, além das notificações administrativas e ele não se manifestou”, contou o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

A operação foi feita pela Rede de Proteção Animal em conjunto com a Força Verde, da Polícia Militar. O animal foi levado ao Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), onde deve passar por avaliação veterinária antes de ser disponibilizado para adoção.

Trabalho efetivo
De fevereiro a dezembro deste ano, as ações de fiscalização da Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, resultaram em mais de 5,2 mil vistorias, mais de 80 autos de infração lavrados e 811 animais resgatados.

Apenas nas situações de criação comercial – proibida por lei em Curitiba – foram 13 denúncias comprovadas e interrompidas. “De situações de criação irregular a maus-tratos, conseguimos aplicar as penalidades administrativas e fazer cumprir a lei na cidade”, destacou Evaristo.

O diretor lembrou, ainda, que o trabalho conta com o reforço da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil e da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal da Defesa Social.