Não é novidade que boa parte dos alimentos vendidos no mercado possui ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde e com tantos produtos disponíveis é possível que o consumidor se confunda na hora das compras.
É preciso atenção, já que muitos rótulos de alimentos, por exemplo, podem afirmar que determinado produto é zero açúcar, porém ele pode conter ingredientes como xarope de milho ou maltodextrina, que também são açúcares, na sua composição.
Esses outros tipos de açúcares podem trazer tantos efeitos negativos quanto à sacarose (do açúcar cristal, por exemplo).
A coordenadora do Centro de Competência em Alimentação e Saúde da Proteste, Pryscilla Casagrande, explica que as armadilhas presentes nas embalagens de produtos podem oferecer nomenclaturas diferentes para atrair os consumidores desinformados.
Segundo a coordenadora, conferir os rótulos e saber interpretá-los é fundamental para o consumidor descobrir o que de fato está levando para casa.
O primeiro passo é verificar a data de validade e, em seguida, a lista de ingredientes, que está disposta em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é que está presente em maior quantidade no alimento.