Pedro Ribas/SMCS – Ricardo Miike

Quem se cadastrou na Rede de Proteção Animal da Prefeitura, começou a receber, nesta sexta-feira (25/10), o segundo repasse de ração, referente ao mês de outubro, feito pela empresa Special Dog. Nesta etapa, estão sendo disponibilizados 100 kg de ração para cada protetor cadastrado, com inclusão de cota complementar para todos aqueles que têm lares temporários para animais socorridos pela Unidade de Resgate Animal – Ambulância Veterinária da Prefeitura. Ao todo vão ser distribuídos mensalmente 12,5 toneladas de ração.

A entrega segue até a próxima sexta-feira, (1º/11), no Centro de Referência de Animais em Risco, na CIC, sempre das 8h30 até as 16h.

Amigo animal – Com 180 cachorros abrigados em sua chácara no Umbará, o gestor hospitalar aposentado Ricardo Miike tem um gasto de 4 toneladas de ração, todos os meses. Para manter todos os animais, ele conta com a ajuda de doações e promove eventos beneficentes. Em setembro ele fez o cadastro e nesta sexta-feira (25/10) foi pela primeira vez retirar a ração acompanhado da mascote Blanche.

“A gente nunca está no azul, quando me falaram do Banco de Ração eu nem acreditei, é fenomenal”, comemora Miike. Quem também estava feliz com a ajuda era a professora Horilde Galuan, protetora independente que abriga em sua casa 28 cachorros.

“A despesa é grande, gasto mais de mil reais para cuidar deles, me cadastrei e essa ração vai me ajudar bastante”, conta Horilde.

Banco de Ração – Lançado no fim de setembro, o Banco de Ração da Prefeitura de Curitiba tem como objetivo ajudar quem está sempre ao lado da Rede de Proteção Animal. Os beneficiados são os protetores independentes e ONGs que fazem lares temporários a animais apreendidos em fiscalizações de denúncias.

O programa foi instituído por lei de iniciativa do Executivo, com posterior regulamentação via Decreto (Lei Municipal n° 15.449/2019 e Decreto Municipal n° 1.226/2019).

Como funciona – A empresa escolhida por meio de edital para assinar as peças publicitárias com a Rede de Proteção faz repasse mensal de ração até o total de 100 toneladas durante a vigência do contrato de parceria.

O município pode receber rações de doações por estabelecimentos comerciais e industriais ligados ao segmento; de apreensões por órgãos competentes e de doações por órgãos públicos, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Quem pode ser beneficiado – Para que os protetores e ONGs possam receber o benefício é preciso que estejam com o cadastro renovado e validado junto à Rede de Proteção.

A gestão, armazenamento, divisão e distribuição dos insumos fica por conta da Rede de Proteção Animal. O interesse deve ser manifestado pelo e-mail [email protected].

Pessoas reconhecidas pela manutenção de número excessivo de animais e famílias em condição de vulnerabilidade social e que possuem animais também poderão receber rações conforme avaliação técnica do setor.