Com a cena eleitoral tomando corpo, a configuração das lideranças de partidos e blocos deve ganhar novo desenho a partir da próxima segunda-feira na Assembleia Legislativa. Um dos principais movimentos, que pode colocar em xeque o controle que o governo tem sobre a aprovação de projetos é a debandada do PSD, do deputado Ratinho Jr. Caso isso ocorra, os 17 deputados dos dois partidos controlados por Ratinho Jr (PSD e PSC) formariam, com três deputados do PT e três do PMDB, um bloco de oposição com 23 deputados. Somandos ainda aos sete deputados de partidos que devem apoiar a candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo seriam 30 parlamentares contrários à governadora Cida Borghetti (PP), tirando a maioria do governo. Os três deputados restantes, do PSL e PRB, são de partidos que devem compor a chapa de Ratinho ao governo.  

Manobra
A manobra arriscada de Cida que colocou o governo e o bloco de apoio à Ratinho Jr em rota de colisão foi a redistribuição de representação de deputados a municípios. Cida tem recebido prefeitos (promete receber os 399) no Palácio Iguaçu desde que assumiu o governo. Um dos motivos seria redistribuir ‘deputados representantes’ regionais. Na prática, a Casa Civil pede que cada prefeito indique um deputado que servirá de “representante” do município. Este participa de inaugurações de obras e seria com ele que o governo trataria das demandas municipais. Com isso, Cida espera conseguir mais apoio nos municípios com a participação das lideranças locais em campanha. Até a próxima sessão na Assembleia, na segunda-feira, o líder do PSD, Marcio Nunes, e do PSC, Claudia Pereira, devem se reunir com o líder do governo na Alep, Pedro Lupion (DEM). Dessas reuniões devem sair o acordo que permitirá, ou não, que deputados votem com governo na Alep enquanto apoiam candidatos de oposião à reeleição de Cida.  

Esperou sentado
O teólogo Leonardo Boff passou a manhã de ontem sentado diante do prédio da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Santa Cândida, aguardando, sob forte calor, a autorização para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “ Como uma lei divina pode ser negada por uma juíza terrena?”. Nem ele e nem o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, conseguiram permissão para visitar o ex-presidente.

Alvaro Dias descarta ser vice de Alckmin
Em entrevista à rádio CBN, ontem, o presidenciável  Alvaro Dias (Podemos-PR) descartou a possibilidade de ser candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin. “Mudei de partido mais de uma vez por não aceitar práticas deploráveis, como a propina, lavagem de dinheiro e que tais”, disse ele, que já foi filiado ao PSDB.  Para Álvaro Dias, a máquina política atual deve ser reformada. ‘De nada adianta a Operação Lava-jato levar para a cadeia alguns empresários e políticos, se o sistema continuar fabricando novos barões da corrupção’, disparou. O político defendeu uma reforma do Estado, com redução dos quadros administrativos e qualificação técnica, impedindo que os partidos políticos façam um ‘loteamento’ do país.

Rastreador em carros oficiais
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2317/15, que inclui dispositivo de rastreamento entre os equipamentos obrigatórios dos veículos oficiais ou a serviço do poder público. A proposta, do deputado Aliel Machado (PSB-PR), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Além disso, acrescenta inciso à Lei de Acesso à Informação (12.527/11) para garantir o acesso aos dados relativos ao uso desses veículos. A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

De isenção à deconto no IPTU
O vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) apresentou um substitutivo geral ao projeto de lei complementar que concedia isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)  em Curitiba às pessoas com deficiência. Agora, a proposta sugere que esse público seja beneficiado com a redução do valor do tributo. De acordo com o vereador, a mudança se faz necessária para correções de ordem técnica e jurídica.  A matéria original (002.00022.2017) alterava a lei municipal 7.457/1990, revogada em 1991, prevendo que a isenção – até então válida para aposentados e pensionistas – fosse estendida às pessoas com deficiência. O substitutivo geral de Dr. Wolmir propõe uma alteração na lei complementar 44/2002, que atualmente regulamenta a redução do valor do IPTU para a pessoa idosa (031.00003.2018