Divulgação/SMCS

O preparo para a aposentadoria vai além de planejar as finanças. Também é importante lidar com as frustrações, o ócio e a ansiedade. Na tarde desta quarta-feira (6/7), o encontro de educação previdenciária organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) trouxe uma psicóloga para conversar com os cerca de 100 participantes.

Durante a reunião virtual, Ana Paula Rodrigues, servidora da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), destacou que é normal se sentir desesperançoso e impaciente com a chegada da aposentadoria.

“É um daqueles casos de expectativa versus realidade”, comenta. Com o aumento da expectativa de vida, a Lei Complementar nº 133/2021 foi necessária para manter o equilíbrio atuarial do IPMC e garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas. Com isso, alguns servidores tiveram que adiar os planos para se aposentar.

“É frustrante ter que mudar de plano, mas a nossa vida muda o tempo todo, e o segredo é saber se adaptar às mudanças e se adequar à realidade que nos cerca. O que não pode é o servidor ficar parado, não se planejar de acordo com as novas regras e perder a oportunidade de se aposentar seguindo o melhor caminho”, reforça.

A recomendação de Ana Paula é para que os servidores façam os planos antes, para se adaptar à realidade financeira que terão no futuro e para saber o que fazer no pós-aposentadoria.

Pedágio
Além do bate-papo sobre o preparo psicológico, foi explicada a regra de transição conhecida como pedágio. A gerente de Concessão de Benefícios do IPMC, Fernanda Farro, afirmou que servidores que estavam perto de se aposentar de acordo com a regra antiga podem optar pela aposentadoria com adicional de tempo de contribuição.

Para se aposentar pela regra do pedágio, o servidor homem deve ter atingido 35 anos de contribuição, e a servidora deve ter contribuído por 30 anos. A idade mínima é de 60 anos para os homens e 57 para as mulheres, e é preciso ter ao menos 20 anos de serviço público e cinco no cargo em que for concedida a aposentadoria.

Então, é necessário atingir um período adicional em que será dobrado o tempo que faltava para completar o tempo mínimo de contribuição quando a reforma foi aprovada

Para quem se aposentar pela regra do pedágio, o valor do provento será a média aritmética simples das remunerações enquanto estava na ativa. Ou então, para o servidor público que tenha ingressado na Prefeitura até 31 de dezembro de 2003, o provento será calculado com base no valor da última remuneração.

Leitura
Ao fim da conversa, a psicóloga Ana Paula deixou uma recomendação de livro para os servidores: “O mundo mudou… bem na minha vez!”, do palestrante e doutor em comunicação Dado Schneider.

A obra trata das aceleradas e intensas mudanças que as pessoas têm vivenciado no século XXI, e apresenta formas de aproveitar os desafios ao invés de se recusar a lidar com eles.

Servidor, participe!
Nas reuniões mensais de educação previdenciária, o IPMC aborda temas diferentes. Em junho, o tema foi endividamento.

As reuniões acontecem sempre na primeira quarta-feira do mês, às 14h, em formato virtual pela plataforma Zoom. O link para as reuniões é disponibilizado no site do IPMC, 15 minutos antes do encontro, e ao fim do bate-papo sempre há momento para esclarecimento de dúvidas com os técnicos do IPMC.

Além das reuniões remotas, secretarias e órgãos da Prefeitura podem solicitar ao IPMC a realização de reuniões presenciais com grupos de servidores que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com o IPMC para agendar. Os telefones para o agendamento de grupos são: 3350-3663 e 3350-9925.

Servidores que participaram da reunião e ainda têm dúvidas, ou querem agendar uma simulação presencial, podem entrar em contato pelo telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc.curitiba.pr.gov.br , e podem agendar um horário para a simulação através da Agenda On-line.