Publicidade
Stavis-Damaceno 15 anos

“Psicose 4h48”: poesia e musicalidade em narrativa de uma mente depressiva

(Foto: Elenize Dezgeniski)

Em um dos espetáculos da mostra de repertório “Stavis-Damaceno 15 anos”, a companhia traz aos palcos do Festival de Curitiba a adaptação de “Psicose 4h48”, última peça da dramaturga inglesa Sarah Kane.

O texto foi escrito durante tratamentos médicos da jovem que sofria de acessos depressivos, que culminaram com o suicídio aos 28 anos de idade. A autora usou uma estatística de que a maioria dos suicídios acontece antes do alvorecer para criar o título. Os relatos registrados na obra traduzem a angústia da mente atormentada pela doença e dividida entre realidade e diversas formas de fantasia e imaginação.

A adaptação do diretor Marcos Damaceno mantém a fragmentação do texto e acrescenta musicalidade à narrativa. Embora a peça esteja ambientada em um consultório psiquiátrico, a encenação foge do espaço físico onde está a personagem, já que está mais concentrada em reflexões e devaneios da personagem.

“Psicose 4h48 é um texto que pretende dar forma a algo que não tem forma, que são nossos pensamentos. Tivemos que estruturar a montagem somente na musicalidade e no ritmo das palavras, devido a não existência de trama, enredo, história e outros elementos característicos de uma dramaturgia convencional”, conta Damaceno.

A adaptação, que prioriza o tratamento do texto nas vozes dos atores, rendeu à Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul por sua atuação em Psicose 4h48.

“Psicose 4h48” é parte da mostra “Stavis-Damaceno 15 anos”, que celebra o aniversário da Marcos Damaceno Companhia de Teatro e apresenta o novo nome do grupo: Stavis-Damaceno Companhia de Teatro. A programação ainda inclui mesa-redonda sobre a influência da cidade no trabalho dos artistas e exposição de cartazes em memória do artista plástico Foca Cruz.

Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

FICHA TÉCNICA
Texto: Sarah Kane.
Direção: Marcos Damaceno.
Elenco: Rosana Stavis, Eduardo Ramos.
Iluminação: Nadja Naira e Fabia Regina.
Sonoplastia: Vadeco.
Figurinos: Maureen Miranda.
Cenografia: Marcos Damaceno.
Pôster Art: Foca Cruz.
Produção: Stavis-Damaceno.


PSICOSE 4H48 | 01 E 02 DE ABRIL, ÀS 19H, NA CAIXA CULTURAL

DESTAQUES DOS EDITORES