Divulgação – Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira

Começa na próxima quarta-feira (10 a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Curitiba a vacina estará disponível em 110 unidades de saúde para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta, em Curitiba, é vacinar pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas. O Paraná receberá 3,3 milhões de doses da vacina do Ministério da Saúde. Até a última sexta-feira 25% deste total já havia sido entregue ao Paraná.
Em 4 de maio haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que alguns postos de saúde abrirão para ampliar o acesso aos usuários que desejam se vacinar. Neste ano, a campanha terá duas fases: na primeira, de 10 a 19 de abril, serão vacinadas as gestantes, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e29 dias) e puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias).
A partir de 22 de abril até 31 de maio, a vacina contra o vírus Influenza passa a ser feita em todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A mudança visa ampliar a cobertura vacinal entre as grávidas e as crianças — faixas da população em que os índices de vacinação ficaram abaixo do esperado em todo o Brasil em anos anteriores — e não prejudica os demais públicos.
No ano passado, Curitiba acompanhou a média nacional e encerrou a campanha de vacinação contra a gripe com uma cobertura de 83% da meta. Puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias) e idosos foram os que mais compareceram, com cobertura de 127% e 96%, respectivamente. Por outro lado, houve menor procura entre os doentes crônicos, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos, com 60%, 59% e 58% de cobertura, respectivamente.
Na rede particular a vacina já é comercializada em Curitiba desde a semana passada. Neste ano, quatro mortes por gripe já foram registradas no Estado.

Saiba quais são os públicos prioritários
Pessoas maiores de 60 anos
Profissionais da saúde
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (exemplo: diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras)
População indígena
Pessoas privadas de liberdade
Professores da rede pública e privada
Trabalhadores do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas