Valquir Aureliano – Sindicato dos professores denuncia a demissão em massa em grandes universidades particulares da Capital

Duas das maiores instituições de ensino privado do Paraná e do Brasil, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) e a Universidade Positivo (UP) têm se destacado ultimamente não tanto pela qualidade de ensino, mas pelo número de demissões. Apenas nos últimos dias, por exemplo, a UP demitiu cerca de 30 professores e coordenadores de curso, mesmo com o semestre letivo em andamento.

Já a PUC, segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes), aparece ao lado da UP entre as universidades privadas que mais demitem na Capital. A alegação mais comum das instituições para os desligamentos, segundo o presidente do Sinpes, Valdyr Arnaldo Lessnau Perrini, é de contenção de gastos.

A situação, contudo, contrasta com o bom momento econômico que as duas instituições vivem. Enquanto o Grupo Positivo (que inclui também o Colégio e Curso Positivo) teve lucro líquido de R$ 117,6 milhões em 2017, a PUCPR, no mesmo ano, registrou lucro de R$ 102,7 milhões – os balanços de 2018 ainda não foram divulgados. 

LEIA REPORTAGEM COMPLETA NO BARULHO CURITIBA