Samira Chami Neves/UFPR

O Desafio Intermodal de Curitiba 2019 reunirá, nesta sexta-feira (27), diversos modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h. Organizado pelo Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento recebe o apoio do projeto de extensão Ciência para Todos e Colabbici da UFPR, Instituto Lactec, Detran-PR, UTFPR, Cicloiguaçu, Federação Paranaense de Ciclismo, entre outros parceiros.

O desafio consiste em uma comparação de desempenho entre os diferentes modais de transporte – pedestre, corredor, patinete elétrico, bicicleta, bicicleta elétrica, moto, carro, carro adaptado, transporte coletivo – incluindo o uso por pessoas com deficiência. A saída será às 18 horas do Campus Centro Politécnico e o trajeto seguirá até o Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho, mas devem passar obrigatoriamente por um ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR, antes de seguirem para o ponto final.

A edição deste ano vai apresentar tecnologias desenvolvidas pelos alunos de graduação da UFPR para o estudo da mobilidade urbana, com soluções da metodologia Startup Experience, do Projeto “Ciência para Todos”. Os participantes do Desafio Intermodal 2019 serão acompanhados pelo uso do aplicativo ‘Smart Mobility’, que consiste em uma plataforma de estudo da mobilidade nas cidades.

Além de escolher o modal, o participante terá todo o trajeto registrado via tecnologia GPS. O aplicativo para Smartphones Android vai utilizar o microfone do smartphone para estimar o ruído ao longo do deslocamento e, assim, avaliar a poluição sonora. O B1K3 Lab – um dispositivo IoT (internet das coisas) –, será acoplado às bicicletas para avaliar todas as ultrapassagens realizadas sobre o ciclista. O dispositivo também possui sensores ambientais para avaliar a temperatura e a umidade do ar no percurso do dia do evento. Outra novidade da edição de 2019 será a participação de patinetes elétricos dos Institutos Lactec.

A metodologia do Desafio Intermodal tornou-se conteúdo de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e também da rede municipal de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências. Nesta edição o evento ocorre simultaneamente com uma aula da disciplina de Engenharia de Tráfego.

Orientações

O ponto de partida será no Centro Politécnico no Hall do Prédio da Administração do Setor de Tecnologia da UFPR às 18 horas. Os desafiantes deverão chegar uma hora antes (17 horas) para preparação e instruções. O caminho pode ser escolhido pelo participante, porém é necessário passar pelo ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de se dirigirem para o ponto final que será no subsolo do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.

Serão instaladas faixas indicativas para que todos possam encontrar mais facilmente os locais exatos da largada, ponto intermediário e chegada.

No ponto de partida, os desafiantes farão o cadastro, instalarão o aplicativo de rastreamento, receberão a camiseta de identificação do evento e as instruções finais.