Divulgação – Paulo Garcia fundador da Datum Pro

De nada adianta o empreendedor ter todo o trabalho para abrir um negócio, se não tiver desde o início, a inteligência de mercado aplicada em qualquer segmento e se antecipar às várias intempéries que vai enfrentar. Por exemplo, a análise do ambiente externo e a percepção dos cenários são vitais para evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar‐se às tendências e não apenas reagir. Inspirado nas palavras de Sun Tzu – criador da obra A Arte da Guerra- “Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota”, o Engenheiro Industrial Mecânico Paulo Garcia criou em 2003 a Datum Pro, empresa especializada em informações estratégicas de mercado, que se posiciona como vetor de desenvolvimento e sustentabilidade empresarial.

Como surgiu o negócio próprio e a escolha por informações estratégicas de mercado?

Percebemos nas empresas, de todos os tamanhos, que os principais gestores não contavam com as indispensáveis informações estratégicas, recentes e confiáveis sobre o ambiente empresarial onde atuam. Nas horas de tomadas de decisões significativas, eles dependiam e necessitavam de “fatos & dados” reais, evitando as “suposições” e “achismos” mencionados freqüentemente nas reuniões. Isso nos levou a fundar em 2003 a Datum Pro, que utiliza a inteligência competitiva, focada na concorrência e a inteligência de mercado, focada no mercado e consumidores. Proporcionamos aos chamados tomadores de decisões as Informações estratégicas de mercado de que tanto necessitam.

O que tem de peculiar nos serviços da Datum Pro, em relação a tantas outras empresas de informações no mercado?

Nosso trabalho é personalizado para entender, conversando com os diretores e gerentes quais informações estratégicas a empresa necessita. Podem ser em relação aos concorrentes ou aos seus mercados/consumidores/clientes. Os serviços da Datum Pro são desenvolvidos com eficiência, dentro de padrões éticos e do total respeito às leis. Trabalhamos em caráter totalmente sigiloso e em nenhum momento é revelada a identidade do interessado. Exceto se for necessário e expressamente autorizado pelo cliente.

A metodologia pode ser aplicada em pequenas e médias empresasou é mais voltado para grandes corporações?

A nossa metodologia é eficaz para qualquer tamanho de empresa. Em nosso portfólio temos desde pequenos negócios até grandes multinacionais com sedes na França, Itália, Japão e Coréia do Sul.

Quais segmentos e empresas fazem parte do portfólio da empresa?

Indústria: embalagens para tintas, torneiras/registros de plástico para água, perfilados de aço, revestimentos para impermeabilização, alimentos. Comércio: motopeças, autopeças, pneus, câmaras de ar, acessórios automotivos, equipamentos para construção civil, discos de tacógrafos. Serviços: serviços rápidos automotivos, recapagem de pneus, locação de equipamentos. Algumas empresas atendidas: Renault (França e Brasil), Nissan (Japão e Brasil), PSA Peugeot Citroën (França e Brasil) Mobis/ Hyundai (Coréia do Sul), Le Bon Pain de France (França) Barbé (Itália), FamiS.p.A. (Itália), Perfipar, Barion, Bematech, Novafrota, Braslift, Ibratec, Inepar, IRA/Tortuga, Focus Plásticos, Zebron do Brasil, entre muitas outras.

Fale um pouco sobre a sua trajetória como executivo de renomadas empresas?

Iniciei recém formado na Engenharia de produto automotivo em conhecidas empresas como Thompson-Cofap, atual Magneti Marelli; Volkswagen e Freios Varga/TRW. Continuei na gerência de engenharia industrial e na gerência de produção em grandes grupos, como a Gráfica Abril S.A (SP) e algumas indústrias dos produtos Gillette (SP, RJ e Manaus). Nos anos 1980 fui convidado para ser diretor executivo de uma trading company na área de projetos e engenharia para exportação. Ganhei experiência na promoção de produtos e serviços, negociações internacionais com empresas e bancos, feiras e exposições, aprendendo a diversidade de idiomas e culturas nas viagens de negócios. Como gerente de projeto coordenei um projeto no México de uma indústria de defensivos agrícolas pós-colheita. Desenvolvi os processos de otimização de localização industrial para projetos nacionais e internacionais no Paraná e no Paraguai. Em cada uma dessas atividades, convivi com excelentes profissionais que até hoje são minhas referências, aprendi bastante e contribuí com meu trabalho e minha dedicação em cada uma delas. Mais recentemente, estou focado na coleta, geração e principalmente na análise criteriosa de informações estratégicas de mercado para empresas nacionais e estrangeiras.

Preparados para pós pandemia

Para a etapa pós-pandemia que se aproxima, estamos preparados para ajudar as empresas a obterem e/ou atualizarem informações estratégicas dos mercados onde atuam. Por exemplo, sobre os concorrentes: preços, prazos de entrega, condições de pagamento, financiamentos lançamento de novos produtos, entre outros temas. Em acréscimo aos nossos serviços básicos, também desenvolvemos para as empresas a busca de tecnologias, materiais, processos, investidores parceiros, exportação, importação, participação em feiras nacionais e internacionais, implantação de novos projetos. Mais informações: (41) 99975-2978 email: [email protected]


CURTAS

* Talento Brasileiro. Espumante gaúcho 130 da Casa Valduga derrota champanhes e é eleito o melhor do mundo. Um espumante gaúcho derrotou os melhores champanhes na própria França e foi escolhido o melhor do mundo no concurso 26º Vinalies Internacionales. O vencedor foi o 130 Blanc de Blanc Brut da Casa Valduga, produzido no Vale dos Vinhedos. A competição é uma das mais importantes do universo do vinho, feita pela União de Enólogos Franceses. Durante cinco dias, 130 jurados de 40 países se reuniram em Paris e provaram, às cegas, mais de 3.500 rótulos de espumantes e vinhos tranqüilos vindos dos quatro cantos do planeta. Para Eduardo Valduga, diretor de Marketing e Comercial do Grupo Famiglia Valduga, o prêmio mostra que a vinícola está no caminho certo: “Para nós, o prêmio não está atrelado à superioridade aos demais, mas sim para nos mostrar que o nosso trabalho está no caminho certo. Estar em destaque entre os jurados, eleito como a melhor amostra do concurso, nos enche de orgulho e gratidão”.

* A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de lançar a edição 2020 do Scale-up Alimentos e Bebidas, programa de aceleração que oferece aos empreendedores mentorias e conexões com os maiores nomes da indústria. Com patrocínio de GPA e Nestlé, a iniciativa busca 15 scale-ups que estejam prontas para crescer, escalar ainda mais seus negócios e construir soluções inovadoras. As inscrições podem ser feitas no site do programa até o dia 2 de julho: https://endeavor.org.br/scaleup/alimentos-bebidas.

* Livro “Mindset”. Autora Carol Dweck. Não se engane com esta obra, que não é um livro de auto ajuda. A base científica por trás do trabalho de Carol Dweck torna a obra um estudo sobre saúde mental. Você descobrirá que, com os pensamentos certos, será capaz de fazer qualquer coisa — sério! É uma ótima leitura para você analisar e rever sua forma de enxergar o mundo. O que você vai aprender: Seu sucesso é determinad; por sua atitude mental; Sua atitude mental também determina seus relacionamentos; Você precisa se esforçar constantemente para mudar sua atitude mental.


FRASE

“Não existem atalhos para nenhum lugar que valha a pena ir”. (Beverly Sills)