Franklin de Freitas – Região da Paróquia do Carmo ficou movimentada durante toda a quarta

O trânsito nas proximidades do Santuário Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão, foi intenso nesta quarta-feira (6), a Quarta-feira de Cinzas. Cerca de dez mil fiéis participaram das tradicionais novenas da igreja e, também, para a benção e imposição de cinzas, que aconteceram de hora em hora. Assim como o Carmo, as paróquias de Curitiba ficaram cheias para a data, que marca o fim do Carnaval e o início do período da quaresma.

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, e a Luterana. A quaresma se estende até a quinta-feira, véspera da Sexta-Feira Santa, neste ano no dia 18 de abril, e antecede a Páscoa, no dia 21 de abril.

Fraternidade
A Quarta-Feira de Cinzas também marcou a abertura da Campanha da Fraternidade de 2019, que tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas. O arcebispo de Curitiba Jose Antônio Peruzzo falou da importância da preparação dos católicos para a Páscoa. Ele celebrou a missa de Quarta-Feira de Cinzas, ao meio-dia, na Catedral de Curitiba que contou com a presença de centenas de fiéis.

“A indiferença ante os mais fracos é o claro sinal de que há um entorpecimento das consciências”, disse Dom Peruzzo, na solenidade local de lançamento da Campanha. “A Igreja quer escutar a sociedade, os grupos mais vulneráveis”.