Durante o verão os cuidados com a pele e cabelos devem ser redobrados, isso porque alguns fatores como a maior exposição aos raios UV, água salgada do mar, cloro da piscina, poluição e ventos podem agredir tanto os fios como a cútis. Para mantê-los saudáveis, a dermatologista Luciana Garbelini lista 4 itens de beleza essenciais no nécessaire.

Máscara de argila verde

“Para amenizar a produção de oleosidade da pele durante o verão, indico que as máscaras de argila verde sejam aplicadas uma vez por semana”, recomenda Garbelini e explica, “esse ativo contém ação adstringente, secativa e bactericida, além de apresentar pH neutro e função absorvente, o que colabora no tratamento de peles oleosas, acneicas, mistas e normais”. Além disso, a especialista ressalta que a argila é capaz de ajudar regularização da produção de glândulas sebáceas, acalmando a pele e absorvendo ainda grande parte das impurezas acumuladas.”

Protetor labial

A ação dos agentes externos também afeta a saúde dos lábios durante o verão. “Isso acontece porque, além de terem a pele mais fina e estarem expostos ao vento e sol excessivo, o movimento de abrir a fechar a boca faz com que a entrada e saída de ar minimize a umidade superficial labial, ocasionando desidratação e rachadura”, pontua a especialista e indica como evitar o problema, “ao se expor ao sol, indico sempre a aplicação de protetores labiais com ativos indicados para combater esses contratempos, como óleo de girassol, por exemplo, que hidrata, amacia, nutri e ajuda no processo de cicatrização.”

Máscara de tratamento capilar

“Ao contrário da pele, os fios tendem a ficar mais ressecados durante o verão. Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados para recuperar a umidade, elasticidade e nutrientes perdidos com a ajuda do 0cronograma capilar”, explica a dermatologista.

Hidratação – Fundamental para repor a água do fio. A água natural devolve flexibilidade das mechas e evita a quebra dos fios. O segredo é investir em máscaras de hidratação capilar 2x por semana. 

Nutrição – Recupera a camada de lipídios naturais do cabelo. Essa camada mantém as cutículas alinhadas e colabora com o fortalecimento da fibra capilar, além de proteger os fios das agressões diárias, evitando o frizz e ressecamento. A segunda etapa do cronograma deve ser feita 1x na semana.

Reconstrução – Indispensável para reposição de aminoácidos e proteínas. É a etapa mais potente do cronograma, porque age profundamente na estrutura das mechas e traz de volta a massa dos fios. A reconstrução deve ser feita apenas 1x a cada 15 dias, já que o excesso de nutrientes pode causar o efeito rebote.

Folhas para remover oleosidade

Durante a correria do dia, água e sabonete podem não ser a opção mais fácil e prática para controlar a oleosidade da pele entre um compromisso e outro. Para resolver o problema, uma boa dica é apostar em folhas removedoras de oleosidade que eliminam o brilho e sebo excessivo, sem remover a maquiagem. Basta pressionar a folha suavemente sobre o rosto, até sentir que a oleosidade foi retirada em todas as áreas.