Divulgação/Coritiba – Wilson: um gol marcado na Série B

Alex Muralha e Wilson disputaram a camisa 1 do Coritiba nas 20 primeiras rodadas da Série B. Após a pausa para a Copa América, entre junho e julho, o técnico Umberto Louzer acabou optando por Muralha. No início de setembro, Wilson aceitou proposta de empréstimo e foi para o Atlético-MG.

A disputa entre os dois provocou polêmica na torcida e na imprensa, dividindo opiniões sobre quem é melhor. A resposta depende dos critérios adotados por cada um. Nas estatísticas, por exemplo, há um empate técnico. No ranking de desempenho do Sofascore, Wilson teve melhor nota média na Série B de 2019, com 6,96 por jogo. Muralha ficou com 6,88.

Nesse mesmo site, as estatísticas mostram um empate nas principais estatísticas. Wilson teve média de um gol sofrido por jogo (10 em 10 partidas), enquanto Muralha levou 0,84 (11 gols em 13). Em defesas efetuadas, empate total, com 2,4 por jogo por goleiro. A diferença é que Muralha teve mais defesas de chutes de fora da área (1,3 contra 1,2 de Wilson).

Wilson marcou um gol, cobrando pênalti contra o Guarani. Foi a única cobrança efetuada pelo veterano na Série B de 2019. Muralha não teve a oportunidade de cobrar penalidades ou faltas.

No fator disciplinar, Wilson só levou um cartão amarelo. Muralha já tem dois na competição. Nenhum goleiro do Coritiba foi expulso na competição.

Nas estatísticas, Muralha supera Wilson na reposição de bola. Veja os números:

NÚMEROS BÁSICOS
Jogos disputados
Alex Muralha 13
Wilson 10

Cartões amarelos
Wilson 1
Muralha 2

Gols sofridos
Wilson 10
Muralha 11

Gols sofridos de fora da área
Wilson 3
Muralha 3

Jogos sem sofrer gols
Wilson 3
Muralha 4

Gols marcados
Wilson 1 (de pênalti)
Muralha 0

MÉDIA POR JOGO
Defesas
Wilson 2,4
Muralha 2,4

Defesas de chutes de fora da área
Wilson 1,1
Muralha 1,2

Defesas de chutes de dentro da área
Wilson 1,3
Muralha 1,2

Precisão nos lançamentos
Wilson 42%
Muralha 43%

Precisão nos passes
Wilson 68%
Muralha 73%

Saídas por baixo, cruzamentos e bolas altas cortadas
Wilson 1,80
Muralha 0,77
Fonte: Sofascore