Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não puderam comparecer ao primeiro dia de aplicação das provas, no último domingo, poderão realizar as provas do próximo domingo, como forma de autoavaliação. Nesses casos, o boletim de desempenho individual apresentará apenas as notas das provas realizadas. No dia 10 de novembro, serão avaliados os conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
Quem não realizou o exame por problemas logísticos poderá solicitar a reaplicação. O pedido de reaplicação poderá ser feito entre os dias 11 e 18 de novembro, por meio da Página do Participante.
O segundo dia de provas do Enem 2019 será realizada neste domingo. Os portões do local de prova abrirão às 12 horas e serão fechados às 13 horas, pelo horário oficial de Brasília. Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, e documento de identificação oficial com foto, original. Não será aceito documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.
No último domingo, 3,9 milhões de participantes entregaram as provas. Os gabaritos e cadernos de provas serão publicados dia 13 de novembro. No Paraná, pouco mais de 211 mil candidatos estavam inscritos e cerca de 48,9 mil faltaram no exame.
Aulão
Na reta final, ontem foi dia de aulão no Senac do Portão, em Curitiba. O aulão aconteceu durante a Feira de Profissões, ação que aconteceu em todas as unidades do Paraná. O aulão foi feito em parceria com o Sesc-PR.