Queijos Regina

O Natal está bem próximo e, para quem está planejando a ceia, a coordenadora do curso de Gastronomia da São Judas – Unimonte, Maria de Fátima Gonçalves, recomenda preparar a tradicional Rabanada na sobremesa. Esse clássico natalino traz sabor e lembra da receita da vovó, aquele tipo de prato que faz bem para a alma também.

Conhecido também como fatias douradas ou fatias de parida – oferecidas às mulheres que acabaram de dar à luz para aumentar a oferta de leite aos bebês – esse doce veio com os portugueses como forma de aproveitar o pão, alimento considerado sagrado para os católicos.

Com elas, o pãozinho “amanhecido” ganha novos e doces sabores com leite, ovo, canela e açúcar. “Em meio a tantas receitas de Natal, sempre vale investir num clássico, até para apresentar às crianças, que ainda não conhecem, e para aguçar a nossa memória afetiva. É saborosa e econômica e reaproveita o pão, um alimento repleto de significado e que combina muito com essa época de Natal”, defende Maria de Fátima.

Rabanadas Portuguesas

Ingredientes:

4 unidades de pão francês amanhecido; 500ml de leite; 3/4 de xícara de açúcar; 1 colher de chá de canela; 3 ovos; 600 ml de óleo para fritar; para polvilhar 300g de açúcar e 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo:

Cortar o pão em fatias na espessura de um dedo;
Aquecer o leite e misturar o açúcar e a canela;
Bater os ovos;
Levar o óleo para esquentar;
Passar as fatias de pão no leite e depois nos ovos e fritar;
Escorrer em papel absorvente;
Passar as rabanadas no açúcar com canela e arrumar no prato de serviço.