Klaus Mitteldorf – Racionais: Show comemora 30 anos do grupo

Neste sábado (17), os Racionais MCs vão passar por Curitiba com sua turnê comemorativa de três décadas de existência. O grupo, formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue, está desde a década de 80 fazendo escola quando o assunto é hip hop nacional. Recentemente, conversamos com Edi Rock sobre sua vinda a capital e também sobre o cenário do gênero no Brasil.
Estamos vendo uma popularização do hip hop em todo mundo. Vocês estão nesse ramo há mais de 30 anos, como você enxerga esse fenômeno?
“Eu não sei se a palavra é popularização, mas o momento pop do rap acontece porque o rap é rua, cara. Era uma contracultura e virou popular. Por que ela virou popular? Porque as pessoas se identificam com a cultura da rua, porque fala delas, fala do dia a dia. As pessoas vivem aquilo que estão ouvindo, por isso faz sucesso. […] A história do Rap vale a gente ressaltar que foi em prol da união e pacificação de gangues, então tem essa relevância nas nossas vidas. Tem essa raiz, essa marca, essa importância.”
A sociedade está discutindo e refletindo cada vez mais sobre assuntos que antes não eram pauta para todos, como o feminismo, racismo e homofobia. Essa nova postura afeta de alguma forma o jeito que vocês fazem a sua arte?
“Não afeta, mas requer mais tato, cuidado com o próximo. Evolução.”
Vocês estão na ativa há mais de trinta anos e, mesmo assim, continuam fortes e com uma turnê nacional. Fale um pouco sobre essa data tão importante:
“Realmente fazer 30 anos de banda não é todo dia e ainda tem uma relevância, uma importância na data. Depois de 30 anos a gente tá junto trabalhando e fazendo projetos para o futuro. Então pode se dizer que estamos fazendo várias comemorações: 30 anos da banda, de estrada, de amizade, de família e de irmandade, levando toda essa história para o palco em forma de presente para os fãs.”
Atualmente, qual a mensagem que o rap tem que passar para a sociedade?
“Eu, Edi Rock, procuro passar a mensagem de Força, Atenção, Observação, Pura Calma e Estratégia, Força e Fé. Cuidar da Mente, do Espírito, do Corpo e do Coração. Caminhar sempre em frente. Essa é mensagem do Rap.”
E toda essa mensagem será transmitida muito em breve aqui em Curitiba. Amanhã (17), às 22h30, os Racionais celebram sua carreira na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda a partir de R$80. E não se esqueça: leitores do Curitiba Cult têm 50% de desconto via Clube dos Mimos. E no nosso site você confere a entrevista completa.


Internacional

Foto: Divulgação

Ilusões: Festival Internacional de Mágicas chega à capital

Conhecido por suas apresentações despojadas e repletas de bom humor, com o objetivo de levar a arte da mágica para o grande público, o ator, mágico e comediante Gabriel Louchard chega a Curitiba com o maior espetáculo de ilusionismo já produzido no Brasil. A apresentação ‘Ilusões – Festival Internacional de Mágicas’, acontece no dia 16 de agosto, sexta-feira, no Teatro Bom Jesus. Os ingressos estão à venda a partir de R$35. Leitores do Curitiba Cult têm 50% de desconto via Clube dos Mimos.