Franklin de Freitas

O transporte coletivo de Curitiba terá uma nova linha integrada, a primeira ligação entre a Linha Verde Norte com o trecho Sul. A linha Fagundes Varela/Fanny começará a funcionar no fim de março, com ônibus articulados e com portas para embarque e desembarque dos dois lados, segundo anunciou o prefeito Rafael Greca no evento de entrega de 37 novos veículos nesta quinta-feira (07 de fevereiro), na Rua da Cidadania do Cajuru.

Dos novos ônibus entregues, sete possuem portas dos dois lados, uma para acionar o embarque em nível na estação-tubo Fagundes Varela, permitindo a integração dos passageiros nesse ponto. Mais uma novidade trazida pela indústria automobilística que deve ajudar a manter Curiitba como referêncioa em mobilidade, melhorando ainda o sistema de transporte coletivo na capital do Paraná.

De acordo com os dados da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), a nova linha terá 17,6 quilômetros e atenderá 4,2 mil passageiros diariamente. A linha tem parada nas estações-tubo Olímpica e Marechal Floriano, onde os passageiros têm a opção integração com Expresso Pinheirinho/Carlos Gomes, Circular Sul e Ligeirinho Fazenda Rio Grande. Já na estação Fanny, a opção é integrar com as linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, Portão/Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã/Linha Verde.

Na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto/Centro e também com o metropolitano Maracanã/Linha Verde.

“Ideia é renovar completamente a frota até o final da minha gestão”, diz Greca

No evento de lançamento dos novos ônibus, o prefeito Rafael Greca anunciou que pretende renovar completamente a frota de ônibus da cidade até o final de sua gestão. Segundo ele, serão 157 novos ônibus. “Os biarticulados, ligeirinhos e ligeirões vão chegar em março. O aniversário da cidade é sempre ocasião, mas o importante é que a cidade comemore a sua qualidade de vida e essa extraordinária rede de transportes, que custando 1000 vezes menos que o metrô leva tanta gente quanto o metrô”, exaltou o político.

Ainda segundo ele, a frota de ônibus da cidade é suficiente, sendo necessário apenas renovar os veículos mais antigos. “Não precisa de muitos ônibus a mais senão vai parecer comboio, o que é detestável, ruim para o transporte. É preciso ter o ônibus certo a cada cinco minutos no ponto, quando é leigueirinho; a cada 10 minutos, quando é expresso; e a cada 15 minutos, quando é alimentador. Não faltam ônibus na frota, faltam ônibus novos. Agora estamos recuperando o tempo perdido.”

Malha viária e tarifa do ônibus

Ainda segundo o prefeito, toda a malha viária de Curitiba está sendo renovada e a prioridade, ao menos por ora, serão as ruas por onde passam os ônibus, a fim de garantir “conforto a quem está no ônibus”.

Já sobre a questão do reajuste da tarifa do transporte coletivo, há dois anos congelada no valor nde R$ 4,25, o prefeito comentou que as conversar com a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) é “muito promissora”, o que é importante para o município conseguir subsídios que barateiem o custo das passagens pagas pelos usuários.

“A modicidade da tarifa é um compromisso meu, do governador e tenho certeza que dos empresários também, porque quando a tarifa é cara nós perdemos passageiros”, declarou o prefeito, sem entrar em maiores detalhes sobre o novo valor da tarifa – em entrevistas no final do ano passado, ele chegou a declarar que haveria, sim, reajuste da passagem, mas que o valor seria o menor possível.

Crédito: Franklin de Freitas