Ricardo Marajo/FAS

Foi dada a largada para o Carnaval do Rancho das Flores – o bloco carnavalesco dos maiores de 60 anos e que vai comemorar três décadas de desfiles em 2020. A partir de julho, quem quiser participar dos preparativos da festa poderá se inscrever nas oficinas de confecção de fantasias e de percussão, que a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está organizando em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS). Data e local das inscrições serão divulgados em breve.

As oficinas serão grátis, custeadas com recursos destinados pelo Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Serão 200 vagas para as aulas de confecção de fantasias e adereços carnavalescos e 40 para as de percussão. Trajes e adereços produzidos serão usados no Rancho das Flores que, em 2020, contará com uma ala de bateristas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados precisam estar vinculados a unidades da FAS. As aulas começam em agosto.

O anúncio foi feito pela presidente da FCC, Ana Cristina Castro, no Memorial de Curitiba, durante a abertura do Encontro 2019 do Programa Vivências e Convivências 60+. O evento foi uma tarde de música e apresentações folclóricas que reuniu perto de 400 idosos. No dia a dia, eles participam das sessões de cinema, visitas a exposições de arte, parques, bosques e ao Centro Histórico em grupos organizados pela FCC. O presidente da FAS, Thiago Ferro, participou do evento.

Integrantes do Rancho das Flores há quatro carnavais e casados há 55 anos, o casal Leony e Oswaldo Lima estava animado. “A gente vem sempre que fica sabendo desses passeios. É bom pra se divertir um pouco e, hoje, pra saber das novidades pro Carnaval”, disse Leony, que frequenta o Cras Água Verde com o marido.