Franklin de Freitas – “Sandro Alex (PSD): Infraestrutura”

O governador eleito, Ratinho Júnior (PSD) anunciou ontem mais dois nomes de sua futura equipe de governo. O deputado federal Sandro Alex (PSD) será o secretário estadual de Infraestrutura e Logística. Já o advogado Wilson Bley Lipski foi indicado para assumir a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com a escolha dos dois, Ratinho Jr se aproxima de fechar a indicações para sua administração. Até agora, ele já anunciou sete titulares de secretarias, além de outros nove nomes que vão compor o segundo escalão do próximo governo. 
A principal dúvida é em relação a quem comandará a Secretaria de Estado da Fazenda, responsável por administrar as finanças do governo. O mais cotado é o economista Bruno Funchal, atual secretário da Fazenda do Espírito Santo. Ele já teria sido convidado pelo governador eleito, mas ainda não deu uma resposta definitiva. Ratinho Jr também não anunciou até agora quem vai comandas as secretarias da Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e a presidência da Sanepar. 
Durante a campanha, o governador eleito prometeu reduzir pela metade o número de secretarias, como medida de economia. Para definir quais pastas continuariam existindo, ele encomendou um estudo da Fundação Dom Cabral, já entregue a Ratinho Jr, mas ainda mantido em sigilo. 
Sandro Alex é o terceiro parlamentar chamado para compor o próximo governo. Antes, Ratinho Jr já havia anunciado o deputado estadual Guto Silva (PSD) para a chefia da Casa Civil, e o deputado estadual e deputado federal eleito, Ney Leprevost (PSD), para comandar a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. 
Ranking – Sandro Alex é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e fez curso de Liderança Pública na Georgetown University, em Washington, nos Estados Unidos. Eleito para o terceiro mandato de deputado federal foi o mais votado entre os deputados que buscaram a reeleição no Paraná. Na Câmara, ele foi vice-presidente do Conselho de Ética. Foi o quarto deputado mais bem avaliado do país no Ranking da revista Veja e considerado o oitavo melhor deputado do país pelo Núcleo de Estudos do Congresso e 8º do país. O parlamentar é irmão do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB). 
O futuro secretário disse que o convite feito pelo governador eleito veio junto com a responsabilidade de a área de infraestrutura e logística ser um dos principais pilares da próxima gestão. “O governador me passou a determinação de construir e projetar uma infraestrutura no Paraná capaz de sustentar o crescimento econômico do nosso estado para as próximas décadas”, disse o deputado. 
Estratégia – Lipski foi superintendente do Paraná Cidade, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano do Paraná e Conselheiro da Agencia de Fomento do Estado do Paraná. “O BRDE terá participação ativa em toda questão de desenvolvimento econômico do Paraná. Será fundamental também na estruturação de projetos de Parcerias Público Privada, as PPPs, e no estimulo aos novos segmentos, como as startups, modelo de empresas emergentes geralmente com foco em tecnologia”, explicou. “Além disso, o BRDE será um parceiro estratégico da vocação do estado que é o agronegócio”, afirmou.

ESCOLHIDOS
Os nomes já anunciados pelo governador eleito Ratinho Júnior (PSD)

Casa Civil – Guto Silva
Secretaria da Educação – Renato Feder
Secretária da Segurança Pública e Administração Penitenciária – Luiz Felipe Kraemer Carbonell
Secretária do Desenvolvimento Urbano – João Carlos Ortega
Secretária da Justiça, Família e Trabalho – Ney Leprevost
Secretária da Comunicação – Hudson José
Secretária de Infraestrutura e Logística – Sandro Alex
Procuradoria Geral do Estado – Leticia Ferreira da Silva
Controladoria Geral do Estado – Raul Siqueira
Copel – Daniel Pimentel Slaviero
Comandante-geral da Polícia Militar – Péricles de Matos
Delegado-geral da Polícia Civil – Silvio Jacob Rockembach
Celepar – Allan Costa
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – Luiz Fernando Garcia da Silva
Departamento de Estradas de Rodagem – João Alfredo Zampieri
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – Wilson Bley Lipski 

TRE diploma eleitos hoje
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza hoje a sessão solene de diplomação dos eleitos aos cargos federais e estaduais em 2018. A cerimônia acontece às 15 horas no Grande Auditório do Teatro Positivo. Na ocasião, o presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, fará a entrega do documento que habilita os eleitos a tomarem posse para exercerem os mandatos em seus respectivos cargos. Serão diplomados o governador e o seu vice, dois senadores, quatro suplentes de senador, 30 deputados federais, 54 deputados estaduais, 21 suplentes de deputado federal e 39 suplentes de deputado estadual. A entrega do diploma marca a abertura de prazos importantes para a Justiça Eleitoral, como o início do prazo para o ajuizamento de ações de impugnação da diplomação e de impugnação do mandato eletivo, bem como o encerramento dos trabalhos da Justiça Eleitoral relativos à eleição recém-concluída.