Franklin de Freitas – Ratinho Jr: reposição prometida

O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou nesta quinta-feira (18) que deve encaminhar, na semana que vem, a proposta de reajuste salarial para os servidores públicos paranaenses para 2022. Segundo ele, o estudo sobre o índice está sendo concluído pela Secretaria da Fazenda.

“Nossos servidores merecem ter algum tipo de reajuste, mas claro que temos que cuidar do orçamento do estado”, disse Ratinho Jr, em entrevista à rádio CBN. “Espero que até a semana que vem possamos encaminhar isso para a Assembleia Legislativa. Claro que obviamente não será um reajuste de grande vulto, porque não podemos colocar em risco o caixa do governo. Queremos de alguma maneira fazer com o servidor tenha uma perda menor nesse momento em que a inflação está acima do normal”, afirmou.

A última vez que o governo propôs a recomposição da inflação para os funcionários do Estado foi em agosto de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Na época, Ratinho Jr encaminhou ao Legislativa, e os deputados aprovaram o pagamento reajuste de 5,08% parcelado até 2022. A proposta previa o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem; 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022. O pagamento dos dois últimos índices foi condicionado à disponibilidade de caixa do Estado.

Em janeiro de 2021, porém, o governador suspendeu o pagamento das parcelas, já durante a pandemia da Covid, alegando falta de recursos e a proibição de aumento de gastos com pessoal prevista na Lei Mansueto, que estabeleceu regras para a ajuda federal aos estados durante a pandemia da Covid-19. Até então, havia sido pago apenas a primeira parcela, de 2%, em janeiro de 2020. Outras duas parcelas de 1,5% que estavam previstas para serem pagas em janeiro de 2021 e janeiro de 2022 foram suspensas desde então.

Déficit

Ratinho Jr também destacou que a previsão orçamentária para 2022 prevê um déficit de R$ 3 bilhões, mas aposta na recuperação da economia para equilibrar as contas. “Temos uma lei orçamentária, mandada para a Assembleia Legislativa, com previsão de um déficit de R$ 3 bilhões. Com a geração de empregos, o crescimento da indústria, de 13,3%, o comércio crescendo 10%, a geração de 170 mil empregos, temos uma tendência de retomada”, avaliou. Pedágio – O governador voltou a dizer que as tarifas de pedágio serão reduzidas em 50%, em média, com a licitação para a contratação de novas empresas. “É uma novela tráfica no Paraná há 24 anos. Quando o pedágio foi implantado no Paraná eu tinha 16 anos”, afirmou o governador. “É um histórico de 24 anos de mentira, de roubalheira e de safadeza, de ter pedágio mais caro do Brasil sem ter obras e duplicações”. Segundo ele, em algumas praças o valor da tarifa poderá ser reduzido em até 70%. “Com obras no início do contrato. Foi um grande erro desse contrato que está terminando”, disse.