Franklin Freitas

O prefeito Rafael Greca (PMN) apresentou um substitutivo na manhã desta segunda-feira,26, sobre o reajuste dos servidores municipais. Esse texto manteve o porcentual de 3%, mas excluiu as emendas que elevavam o índice para 9,48% e retornavam para março a data-base para as mesas de negociação. A ação foi criticada pela oposição que a classificou de manobra. Por isso,a oposição teria agora tem até o segundo turno, ou seja, nesta terça-feira, 27, para coletar 13 assinaturas e incluir na pauta novamente o índice solicitado pelos trabalhadores. O substitutivo foi aprovado por 27 votos contra 10.

O reajuste dos trabalhadores é retroativo a 31 de outubro de 2018. Ele aborda o período entre setembro de 2017 a setembro 2018. Ele abrange os servidores da ativa e inativa. Os secretários, vereadores e prefeitos não estão incluídos nessa lei.

Manifestação

O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) promoveu uma paralisação para protestar contra o índice. Os servidores querem reajuste de 9,48%, referente à inflação do período. O projeto de lei ainda fixa em definitivo a data-base para o mês de outubro. Os servidores municipais ocuparam as escadarias do acesso principal da Câmara desde às 8h30 onde prostestam com palavras de ordem e balões pretos.