Arquivo Bem Parana

O reajuste da tarifa de água no Paraná deve ser adiado. Ao menos, por ora. O presidente da Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, afirmou em fevereir que a empresa estudava antecipar o reajuste da tarifa da água. Na época, Stabille explicou que essa estratégia poderia beneficiar os consumidores. Ele esclareceu que a ideia é fazer com que o aumento de 25,63%, definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), e que seria aplicado até 2025, seja aplicado em dois ou três anos.

O presidente da Sanepar afirmou ainda que essa proposta seria apresentada para a Agepar até março com a perspectiva de que o reajuste comecasse a ser praticado até maio de 2019.

No entanto, nesta segunda-feira, 8, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) informou que ainda estaria analisando o pedido da Sanepar e, por isso, não seria submetido ao Conselho Diretor, que se reune nesta terça-feira, 9, conforme o comunicado anteriormente pela agência.

O aumento de 25,63%, escalonado em oito anos, foi definido pela Agepar em 2017. A justificativa para o reajuste é a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, realizado entre 2005 e 2010. À época, durante a gestão de Roberto Requião (MDB), o argumento era de que o congelamento beneficiava os consumidores, especialmente os de renda mais baixa.