MARTHA ALVES E ANA LUIZA ALBUQUERQUE
SÃO PAULO, SP, E CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Ao menos um detento morreu e um agente penitenciário ficou ferido em uma rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (521 km de Curitiba), segundo informações da Polícia Militar.
A rebelião começou por volta das 15h30 desta quinta-feira (9) quando os presos tomaram o telhado da unidade prisional. Três agentes penitenciários foram feitos reféns pelos presos, segundo o Depen (Departamento Penitenciário).
No final da tarde, um agente penitenciário com ferimentos graves na cabeça e no rosto foi resgato pelo SOE (Setor de Operações Especiais). Ele foi levado a um hospital da região, segundo a PM.
Policiais da região e equipes do SOE continuam na penitenciária negociando com os presos. Uma equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais) também foi enviada ao presídio.
Em nota, o Depen disse que os presos não fizeram nenhuma exigência e informações preliminares apontam para uma possível briga entre facções.
A penitenciária tem capacidade para receber 1.160 presos, mas atualmente abriga 980, de acordo com a Sesp (Secretaria de Segurança).
OUTRA REBELIÃO
Em 2014, uma rebelião na penitenciária que durou 45 horas terminou com cinco presos mortos e a penitenciária parcialmente destruída. A unidade ficou parcialmente destruída e 800 detentos foram transferidos.
O Sindarspen (Sindicato Dos Agentes Penitenciários do Paraná) reclama que, apesar da unidade ter passado por uma reforma, a abertura das celas e galerias da penitenciária ainda acontece de forma manual.
Segundo o sindicato, outro problema enfrentando diariamente nas penitenciárias do Estado é a falta de efetivo.