Cesar Brustolin/SMCS

Os usuários do sistema de transporte de Curitiba poderão comprar créditos do cartão-transporte também nos terminais de ônibus. Os terminais Santa Cândida e Pinheirinho serão os primeiros a implantar o sistema, que vai estar disponível a partir da próxima segunda-feira (30/9).

Por dia circulam pelo terminal do Pinheirinho 130,3 mil pessoas. No Santa Cândida, são 39,5 mil pessoas nos dias úteis, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs).

“A medida vai facilitar a vida do usuário. Ele recarrega o cartão no terminal e já pode usar o crédito imediatamente”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O sistema de recarga de créditos será instalado gradativamente nos 22 terminais de ônibus da cidade.

A recarga não terá custo e será validada imediatamente. Por mês, circulam cerca de 15 milhões de passageiros na rede de transporte de Curitiba.

Outras opções
A medida faz parte do projeto de modernização do sistema de transporte de Curitiba, que inclui uma série de medidas, como a implantação de tarifa reduzida fora do horário de pico, a criação de linhas de vizinhança (que circulam dentro dos bairros) e o aumento dos meios de venda de créditos para o transporte.

Em julho, a Prefeitura credenciou empresas de aplicativos para a venda de créditos. Em pouco mais de um mês, foram vendidos R$ 300 mil de créditos pelas duas empresas credenciadas até agora – RecargaPay e Qiwi.

Além dos terminais e aplicativos, os usuários podem carregar seus créditos de transporte em mais de 30 bancas credenciadas e no aplicativo Curitiba App.

Com expansão da venda de créditos para os terminais, o serviço foi desativado na sede da Urbs, na Rodoferroviária, desde 16 de setembro. O posto de venda mais próximo é a Banca Baden Powell, que fica a 400 metros, na esquina da Rua Mariano Torres com Avenida Affonso Carmargo, na Praça Baden Powell.