A partir de hoje, faltam apenas duas semanas para o encerramento do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoas Física (DIRPF). Para lembrar o contribuinte que ainda não fez sua declaração, a Receita Federal lançou uma campanha na semana passada. A campanha mostra a facilidade de se fazer a declaração e lembra aos contribuintes acerca do vencimento do prazo para a entrega da declaração, que neste ano se encerra em 30 de abril.
Até o final da semana passada, a Receita havia recebido cerca de 10 milhões de documentos em todo o País. A estimativa é receber neste ano mais de 28,8 milhões de declarações. A  Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A entrega do documento começou no dia 1º de março.
Deixar a entrega da DIRPF para a última semana pode ser um erro. Como em todos os anos, são aguardadas possíveis dificuldades para os contribuintes nesses últimos dias de entrega, como falta de documentação e congestionamento no sistema para quem deixar a entrega para a última hora.
“Se deixar para o dia 30, poderá encontrar problemas como falta de documentos ou dados inconsistentee e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa “, diz o o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.