A decoração de Natal desse ano pode ganhar cara nova, sem se gastar muito. A dica é de Solange Silva, gerente da loja Noel do ParkShoppingBarigüi, especializada em decoração natalina. Segundo ela, as peças decorativas usadas nos anos anteriores podem ser renovadas e atualizadas com alguns cuidados especiais. E, em tempos de crise econômica e ambiental, o reaproveitamento de materiais é a melhor tendência a ser seguida.

O primeiro passo para a reciclagem de guirlandas e arranjos de mesa é a desconstrução das peças, orienta Solange. Retire, com cuidado, todos os elementos que podem ser separados sem danificar a estrutura de base. Depois, com uma escova macia, limpe toda a estrutura. Se o material precisar de um brilho, aplique silicone com uma pequena escova ou use um verniz em spray, ensina Solange.

Com a estrutura limpa e renovada, escolha novos elementos para recompor a peça. As cores desse Natal são o branco, platinum, champagne e ocre, essas três últimas com tons de cobre, prata e dourado. Escolha flores, folhas e bolas nesses tons para modernizar sua decoração, sugere a especialista.

Além de usar as novas cores, a dica é adicionar algum enfeite novo. Os animais continuam em alta e neste ano estão mais diversificados. Tem enfeite de coruja, guaxinim, ouriço, raposa, esquilo, lobo, pavão, cachorro, rena, urso, pinguim e pássaros. Dá pra combinar vários deles e deixar os arranjos alegres e atrativos, destaca.

Para as árvores de Natal, além da limpeza e renovação dos galhos, Solange indica o uso somente de luzes brancas, de preferência a warm white led. As lâmpadas coloridas estão em desuso, enfatiza. Ela também sugere decorações temáticas. Uma árvore decorada somente com pássaros, por exemplo, fica linda e bem brasileira. Outra possibilidade, que chama muito a atenção das crianças, é decorar a árvore com bonecos do Papai Noel. Neste ano tem Noéis de diferentes tamanhos e estilos, inclusive o Noel lenhador, que é lindo, explica.

Para renovar a decoração de Natal de casa pode-se gastar de R$ 16,00 (preço de um novo enfeite) até R$ 7 mil (preço de uma árvore decorada nova de dois metros de altura). Tem opção para todo tipo de orçamento e quem quiser ajuda pode agendar com a decoradora da nossa loja, que personaliza os projetos de decoração de uma árvore ou até da casa inteira, conclui Solange.


Como reciclar enfeites natalinos

  • Descontrua as peças ( guirlandas e arranjos de mesa)
  • Com cuidado, retire todos os elementos que podem ser separados (laços, bolas e luzes)
  • Limpe com uma escova macia o pó das peças
  • Para dar brilho à peça, passe silicone com uma escova ou verniz spray
  • Escolha novos elementos para deixar a peça com a cara de nova. 
  • Neste ano, as cores do Natal são o branco, o plantinum, champagne, ocre, tons de cobre, prata e dourado
  • Escolha os acessórios (flores, folhas, bolas, borboletas, pássaros, coruja e bonecos de feltro
  • A dica deste ano é adicionar à árvore, guirlandas e enfeites de mesa pequenos animais.