Recife, capital de Pernambuco, foi escolhida para ser a sede da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército. O anúncio foi feito na semana passada, durante a 339ª Reunião do Alto Comando do Exército, realizada de 18 a 21 de outubro, quando foram apresentados o os estudos complementares sobre as três guarnições selecionadas para a disputa. 

Os estudos acerca de possíveis locais foram conduzidos durante quase dois anos e abrangeram todo o território nacional. Ocorreram várias reuniões com autoridades públicas interessadas, para a melhor análise e o pleno entendimento das contrapartidas oferecidas ao Exército por cada cidade eestado. Como resultado, três guarnições: Recife (PE), Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS) foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso.

Atualmente, a formação dos sargentos de carreira ocorre em estabelecimentos de ensino militar localizados em diferentes guarnições do Exército. A nova Escola permitirá concentrar a formação em uma única instituição, gerando a economia de meios (pessoal e material) e de recursos orçamentários. Proporcionará, também, a unificação da experiência militar oferecida aos homens e às mulheres que nela ingressarem, incrementando aqualidade de formação e fortalecendo a coesão e o espírito de corpo dos integrantes da Força Terrestre.

A opção por Recife se dá por conta dos benefícios para a futura sede da nova Escola. “Podem ser destacados, dentre outros, o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos e o incremento na atividade econômica local, decorrentes da presença dos alunos, instrutores e familiares. Cabe ressaltar, ainda, que a cidade escolhida passará a ser a referência nacional e internacional como o berço da formação de todo o efetivo profissional de sargentos do Exército Brasileiro”, diz a nota da 5ª divisão do Exército que divulgou a informação nesta segunda-feira, 25, para a comunidade civil;