Luiz Costa/SMCS

Começa nesta terça-feira (19/3) a aplicação da Prova Curitiba, avaliação em larga escala que será aplicada para 72.800 estudantes da rede municipal de ensino. Até quinta-feira (21/3), os estudantes das turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, de 183 escolas municipais, serão avaliados nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa e também farão uma produção de texto. Estudantes com deficiência vão receber provas adaptadas.

A rede municipal de ensino tem 2.441 estudantes em inclusão, em turmas de educação infantil e do ensino fundamental. Destes, 56 precisarão receber provas adaptadas. Estudantes com baixa visão vão receber provas ampliadas e versões em braile serão oferecidas aos estudantes com deficiência visual.

O objetivo é garantir que todos participem da avaliação. A meta é acompanhar sistematicamente o conhecimento dos estudantes para a partir dos resultados redimensionar ações e desenvolver novas políticas públicas para a educação.

“A Prova Curitiba é uma ferramenta interna de planejamento na rede municipal de ensino. Com o resultado da avaliação, são identificados pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para garantir a qualidade do ensino no município”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

As provas serão respondidas durante o período regular dos estudantes. A primeira será a de Matemática (na terça-feira), seguida da de Língua Portuguesa no dia 20 de março. A prova de produção textual, no dia 21, será feita apenas pelas turmas da primeira etapa do fundamental (2º aos 5º anos).

Será o segundo ano de aplicação da Prova Curitiba. O exame foi elaborado pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental e não substitui a avaliação de aprendizagem do estudante, que é diária, a partir da relação professor/estudante.

Estratégias de ensino

A Prova Curitiba servirá para apontar questões sobre planejamento e currículo, além da reflexão sobre metodologias e estratégias de ensino. As respostas apresentadas pelos estudantes serão avaliadas e discutidas a partir de um quadro de análise elaborado cientificamente para gerar resultados assertivos em relação às provas.

Em abril do ano passado, cerca de 40 mil estudantes dos 2º, 4º, 6º e 8º anos foram avaliados. Entre os resultados alcançados na primeira edição está a elaboração de ações formativas para os professores. São cursos, oficinas e modelos diferenciados de formação desenvolvidos que foram inseridos no Veredas Formativas, o programa voltado ao aprimoramento dos profissionais da educação.

A análise dos dados apresentados nas provas, tanto erros quanto acertos, serão discutidos pelas equipes das escolas, dos núcleos regionais de ensino, da Secretaria Municipal de Educação. A reflexão abordará os critérios de ensino e aprendizagem de acordo com o currículo escolar, os Projetos Políticos Pedagógicos, planos de ação, planejamentos de ensino e planos de aula.