A Prefeitura de Curitiba trabalha para reduzir o custeio da máquina. Dentro das ações para melhorar o caixa do município, estão as renegociações de alugueis de imóveis utilizados como sedes ou equipamentos das secretarias e demais entidades públicas municipais. No período de janeiro a junho, a economia já ultrapassa os R$ 30 milhões, dinheiro suficiente para bancar mais de um ano e meio todos os alugueis atuais do município, que consomem R$ 19,2 milhões por ano.

Qualidade nos gastos e austeridade com o dinheiro público são as diretrizes determinadas pelo Prefeito Rafael Greca. O enxugamento do valor dos aluguéis, assim como do número de imóveis locados caminha para os 40% de redução de custo, otimizando recursos., reforça o secretário de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves.

A negociação faz parte dos esforços para sanear as finanças do município, cuja gestão herdou uma dívida de R$ 1,2 bilhão e um déficit orçamentário de R$ 2,1 bilhões.

O trabalho com as revisões dos contratos de locação prossegue e a expectativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos é de que a economia ultrapasse R$ 40 milhões, em quatro anos, com os imóveis locados para entidades da administração indireta.

Com a redução dos valores e a devolução de imóveis, está sendo feita a reorganização dos espaços atuais. Uma equipe técnica da prefeitura está analisando as plantas arquitetônicas dos locais e aadequando os espaços as necessidades de cada setor. Procuramos a otimização e a readequação dos espaços públicos e recursos existentes, considerando fluxos, processos, convívio e ergonomia, comenta Everton Mesquita, assessor técnico da Secretaria de Administração.

Resultados da renegociação
– Negociação de 85 contratos assinados diretamente com a prefeitura – redução, até agora, de R$ 30 milhões, em quatro anos
– Negociações já finalizadas provenientes de imóveis locados a estruturas indiretas como IMAP, Curitiba S/A, Cohab – redução de R$ 8 milhões
-Total – redução de R$ 38 milhões, em quatro anos.