Reprodução/ YouTube do TRE-PR

Reeleito prefeito de Curitiba ainda no primeiro turno das eleições deste ano, o prefeito Rafael Greca de Macedo foi diplomado no final da tarde desta sexta-feira (18 de dezembro) em cerimônia realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em seu discurso, transmitido pelo canal no YouTube do Judiciário, Greca exaltou o fato de ter sido o primeiro prefeito três vezes eleitos democraticamente na cidade, recordou nominalmente algumas das 2 mil vítimas da Covid-19 na cidade

Logo na abertura de sua fala, Greca exaltou o feito de ter sido eleito democraticamente pela terceira vez prefeito de Curitiba. “É com imensa alegria que pela terceira vez eu venho a essa casa de leis buscar o diplçoma de prefeito de Curitiba. A singular pureza com a qual me distinguiu o povo da cidade, reconhecendo o mandato que está por findar, me torna o único curitibano três vezes eleito democraticamente prefeito da nossa cidade. Houve prefeitos, como o grande Cândido de Abreu, duas vezes nomeado. Houve prefeitos como o urbanista Jaime Lerner, algumas vezes nomeado e uma vez eleito. Mas o único que foi três vezes eleito fui eu. Muito obrigado.”

A sua gestão que está por findar, destacou ainda Greca, teve a missão de sanear finan ceiramente o objetivo, missão que teria sido cumprida com sucesso. “Recuperamos completamente as finanças públicas e devolvemos a prefeitura à população, devolvendo efetividade, poder de compra, capacidade de realização de obras, potencial de serviço à estrutura pública da prefeitura, que encontramos desgastadea e combalida.”

Na sequência, o prefeito exaltou os feitos alcançados pela cidade no âmbito da Educação num ano de pandemia e ainda recordou nominalmente algumas das duas mil vidas abreviadas por conta do novo coronavírus em Curitiba.

“A cidade tem dois mil mortos. Os dois mil mortos nós lamentamos profundamente. Entre eles está uma enfermeira chamada Valdirene, que velou pela minha vida quando estive internado no Hospital Marcelino Champagnat. Entre eles está o comandante da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, que zelou pela cidade, acordando ainda antes da aurora, para impedir invasões de terrenos, para preservar o patrimônio público, para salvar araucárias de derrubadas criminosas. Esses dois mil mortos são nosso pranto, são nossa tristeza. Mas a cidade também tem 82 mil recuperados, e esses 82 mil recuperados são a vitória do nosso sistema de saúde”.

Do Bairro Novo da Caixa à Capital da Energia Solar

Rafael Greca ainda comentou alguns dos desafios que enfrentará nos próximos anos, quando Curitiba completará 330 anos de existência e o Brasil, 200 anos de Independência. O prefeito curitibano se disse compromissado com a Justiça Social e com a democracia plena, citando ainda alguns de seus desafios (e também de suas missões) para o próximo mandato.

“Eu serei o prefeito com o desafio de erguer o grande bairro novo da Caximba e de implementar o grande sistema de BRT no Inter 2. Eu serei o prefeito da pirâmide solar, dos prédios públicos cobertos com placas solares, o prefeito que dará à Curitiba a condição de se tornar a mais inovadora das capitais, a capital da energia solar”, declarou Greca.

Por uma cidade mais verde: plano contra o aquecimento global e energia solar

Ainda segundo o prefeito, nos últimos dias foi sancionado, em forma de lei e em forma de plano, o PlanClima, também chamado de Plano do Clima ou Plano de Mitigação do Aquecimento Global na cidade de Curitiba.

“Nos tornamos a primeira cidade do Brasil a ter um plano contra o aquecimento global. O plano se completará em 2050. De 2020 a 2050 nós pretendemos zerar as emissões de carbono de Curitiba. Não está difícil. De todas as cidades evoluídas do mundo, só a cidade de Barcelona ganha da gente, porque tem menos emissão de carbono do que Curitiba.”

Mais obras de arte pela cidade: “Monumentos, obras de arte e beleza são funções urbanas”

Outra promessa de Greca diz respeito à cultura. Amanhã, por exemplo, será inaugurado no Parque São Lourenço o Memorial Paranista, com as esculturas de João Turin fundidas em bronze. “Todo seu acervo era guardado numa garagem, as peças todas em gesso. O fruto daquela imaginação tão grande estava ameaçado de esfarelar. Nós fundimnos tudo em bronze e está tudo sob granito do Paraná, no jardim de esculturas do Parque São Lourenço, que vou inaugurar amanhã”, comemorou o político.

Ainda segundo Greca, a inauguração de amanhã “será o começo do grande legado cultural que estamos preparando para Curitiba pelos 200 anos do Brasil”, com a reforma ou inauguração de três parques pela cidade: o Parque Sâo Lourenço, outro que será lançado e inaugurado em 2021 e mais um terceiro que será lançado em 2022.

“Por que monumentos, por que obras de arte, por que a beleza? Porque monumentos, obras de arte e beleza são funções urbanas, tão importantes como água e eletricidade, tão importantes como transporte público, saúde e educação. Porque um povo que tem sua própria alma conservada e preservada será sempre um povo resiliente, companheiro da esperança na caminhada em direção à luz e em direção ao futuro.”