SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após rolar ladeira abaixo nos gráficos de vendas dos últimos três anos, a holding de moda Inbrands colocou em curso, no ano passado, um plano de reestruturação interna para fazer suas dez marcas voltarem a crescer.


Figura importante dessa retomada, a paulista Adriana Bozon passou a liderar as equipes de imagem e criação, começando pelas superavitárias Ellus, Bobstore, 2nd Floor e Richard’s.


De uma sala de vidro da qual comanda 160 pessoas na sede do grupo, na zona sul de São Paulo, ela aprova, reprova e ajusta todas as fases do processo de confecção das roupas, das campanhas e do visual de lojas, a tríade aspiracional que diferencia a indústria da moda de todas as outras.


Se para vender estilo uma marca precisa mais do que um produto funcional, é ela quem define o pacote completo entregue aos clientes das mais de 300 lojas próprias e franquias do grupo espalhadas pelo país.


Em sua mesa, a executiva agrupa a parafernália em blocos, não exatamente em ordem de importância, para não se perder em meio às tarefas.


Bozon acredita que de nada adianta ter grandes ideias se elas não podem ser postas em prática. Por isso, controla tudo o que é criado com base em relatórios de estações passadas e números regionais. Analisa os gráficos e, a partir deles, tem uma noção do risco de cada costura da coleção.


A reportagem foi ver de perto como essa executiva organiza a sua rotina de trabalho e chegou minutos depois de Bozon apresentar as coleções do segundo semestre para fraqueados e gerentes.


Ela foi logo se desculpando pela bagunça de araras que tomava metade da sala. “Essas roupas nunca ficam aqui, tá. É que gosto de ver antes de falar sobre elas”, explica.


Sob sua gestão e supervisão, o grupo se prepara para abrir os primeiros 40 pontos “shop in shop” das grifes Bobstore e Ellus, nos quais um espaço exclusivo e personalizado das grifes ocupa lojas multimarcas em mercados pouco explorados.


De Parati a Ipatinga, de São Luís a Avaré, ela tem sempre nas mãos planilhas sobre as quais se debruça quando viaja com equipes de “visual merchandising” -as que definem a estratégia de comunicação visual dos pontos- para ver de perto os espaços e também decidir o que cada um vai receber das quase 600 roupas e 120 acessórios só da Ellus.


Desde que assumiu o controle sobre a imagem de todas as etiquetas da holding, Bozon teve de descer do salto. Evitou a todo custo o chinelo azul da Havaianas, que agora compõe a paisagem repleta dos logos da Inbrands dispostos pela sala, mas voltou atrás por ter de andar o dia inteiro entre as equipes.


“Mas olha, é um chinelo com plataforma. Não largo o salto”, brinca.


O que não falta na mesa da diretora de imagem do grupo Inbrands:


Tecnologia decorativa


O MacBook está na mesa, mas é acessório obsoleto. A executiva coordena tudo pelo smartphone, que não tira das mãos para olhar mensagens e arquivos para aprovação.


Mão de fada


Colecionadora de frascos de hidratante dos hotéis em que se hospeda ao redor do mundo, Bozon mantém próximo um dos seus prediletos, o do The Leela Palace, de Nova Dheli (Índia). É para lá onde vai quando quer negociar com fornecedores os bordados mais suntuosos.


Líquido terapêutico


Nada de garrafas de café, sucos de caixinha ou guloseimas. Os únicos itens comestíveis da mesa são três garrafas d’água. Por “recomendação médica”, ainda guarda alguns litros em garrafas térmicas.


Odor de grife


Além de tocar tecidos e atender telefonemas, a vida atual da executiva inclui cheirar essências todos os dias. Está em fase final de aprovação a essência de patchouli que será vendida e borrifada pelas lojas da Ellus.


Cliente do ano


Relacionamento com cliente também é outra atribuição do cargo de Bozon, que distribui presentes nas lojas como parte do esforço de recuperar as vendas no varejo.


Luxo atemporal


Ela não revela quantas tem, mas a coleção de bolsas Chanel tem lugar cativo na mesa. Uma das preferidas é essa versão acolchoada na qual cabem apenas celular, cartão de crédito e algum dinheiro. O set de maquiagem fica numa outra bolsa, essa da Prada, estampada com robôs.


Jardim secreto


Sempre há um vaso com alguma espécie exótica dada de presente pelos colaboradores e fornecedores. Ela tentou lembrar, mas não soube dizer quem mandou a última orquídea branca que dá alguma vida ao espaço de tons cinza e preto da sala.


Estranho no ninho


Única grife nacional à vista que não faz parte do grupo Inbrands, a Havaianas é o novo xodó da antiga diretora criativa da Ellus. O par de um azul profundo perolado fica sempre no canto esquerdo da mesa, próximo a bandeirolas compradas numa feira de Williamsburg, em Nova York (EUA).