A Região Metropolitana de Curitiba mantém-se com o menor desemprego do Brasil. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira (26), aponta que a taxa de desemprego da  RMC ficou em 2,9%, o melhor resultado entre as sete capitais pesquisadas.

O estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), apontam que o desemprego caiu em outras regiões metropolitanas do País, com a média nacional de desocupação caindo de 5,6% em julho para 5,3% em agosto.Com exceção da estabilidade das taxas de Salvador e Belo Horizonte, as demais áreas apresentaram queda. 

O economista Daniel Nojima, diretor do Centro Estadual de Estatística, do Ipardes, explicou que, no comparativo anual, o número de pessoas ocupadas na RMC cresceu de forma generalizada entre os diversos segmentos de atividade. Em julho contou-se 1,639 milhão de pessoas ocupadas, contra 1,619 milhão há exatamente um ano. 

O salário médio na RMC foi de R$ 2.132,30 em agosto, com crescimento de 1,3% com relação ao mês anterior e de 6,6% contra agosto do ano passado. Mais uma vez, esse patamar supera a média nacional que no mês foi de R$ 1.883,00, o maior entre as sete regiões pesquisadas, analisa Nojima.