O Coritiba pode perder mais uma peça de seu elenco para as próximas rodadas. Nesta sexta-feira (18), o argentino Escudero será julgado duplamente pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pelas expulsões nas partidas contra Náutico e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

Nos dois casos, o zagueiro coxa-branca foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ‘praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente’, podendo pegar de uma a três partidas em cada caso, podendo ficar até seis jogos fora.

O jogador será defendido pelo advogado Itamar Côrtes, da Scopo Sports, que irá ao Rio de Janeiro. A defesa do Coritiba demonstrará pela prova de vídeo que os lances nas duas expulsões são decorrentes de segundo cartão amarelo, portanto sem maior gravidade, explica o advogado.

A expectativa da defesa é por um julgamento difícil, em especial pela sequência de expulsões – a primeira no dia 28 de setembro e a segunda no dia 06 de outubro. O fato do julgamento dos dois casos ser na mesma sessão de julgamento pode agravar eventual penalidade imposta ao atleta, comenta Côrtes.

Histórico

Desde 2012 no Coritiba, Escudero é conhecido por as vezes exagerar na hora de marcar. No Brasileiro de 2012, o argentino jogou 20 partidas e tomou 10 cartões – nove amarelos e um vermelho. No nacional deste ano, porém, o jogador se superou: em oito jogos, foram dez cartões – oito amarelos e dois vermelhos, um dos jogadores que mais foi expulso neste Brasileiro.

O jogador que mais levou amarelos até aqui no Brasileirão foi o volante Willians, do Internacional, que foi advertido 11 vezes. A diferença é que o jogador colorado disputou 24 partidas e não foi expulso nenhuma vez.

Polêmica no Atletiba

Em maio deste ano, o gringo polemizou no Twitter ao postar uma mensagem antes de um Atletiba pela primeira partida final do Paranaense, falando que iria matar os porcos. O argentino alegou que o irmão foi o responsável pela mensagem, mas não convenceu e acabou sendo punido com 365 dias de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) “incitar publicamente o ódio ou a violência” (artigo 243).

O zagueiro pode voltar a jogar antes do previsto graças à torcida coxa-branca. Após um acordo da Justiça com o clube, o jogador conseguiu reduzir a punição com a doações de sangue – a pena do atleta foi reduzida em um jogo a cada cem doações feitas.