Divulgação/Sanepar

Pelo terceiro ano consecutivo, o centenário Alto São Francisco, mais antigo reservatório da Sanepar, sedia festividades natalinas da capital paranaense. Desta vez, a construção será palco para a encenação “Ecofábrica do Papai Noel”, uma parceria entre a Sanepar e a Tempo Arte Produções Artísticas.

A peça adiciona à tradicional mensagem natalina de paz e de amor o debate sobre sustentabilidade. O espetáculo narra a história do Papai Noel que, após uma viagem no tempo, retorna do ano de 2050 com a missão de salvar a Terra. A fim de evitar a destruição do planeta, o bom velhinho passa a incentivar uma mudança de hábito, convidando todos a práticas mais sustentáveis, como o uso consciente da água.

“A intenção é levar uma mensagem muito importante de cuidado com o meio em que vivemos – meio ambiente e social – incluindo as relações entre pessoas e o convívio familiar, que têm sido bastante afetados pela falta de tempo e pela distração tecnológica”, explica Pablo Colbert, diretor da Tempo Arte e um dos idealizadores do evento.

Misturando projeções mapeadas 3D e apresentação teatral, a produção coloca a tecnologia a serviço da arte em três dias de apresentações. Dia 20 de dezembro às 20h30, e em dois horários nos dias 21 e 22: às 20h30 e 21h30.

A programação de apresentações no Reservatório Alto São Francisco pode ser consultada na íntegra no site oficial do Natal de Curitiba: www.natal.curitiba.pr.gov.br

PIONEIRO – Patrimônio histórico do Paraná, tombado pelo Município e pelo Estado, o primeiro reservatório da Sanepar foi construído entre 1903 e 1908. Embora centenário, o Alto São Francisco serve ao abastecimento público até os dias de hoje, e desde 2017 tem se transformado em centro de cultura para as atividades oficiais de Natal em Curitiba.

O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, diz que o uso de espaços urbanos tradicionais já é uma característica das festividades curitibanas, o que justifica a presença do Alto São Francisco no roteiro natalino. “Ele faz parte do primeiro sistema que abasteceu a capital paranaense. É um reservatório de 111 anos, repleto de história arquitetônica e da vida da cidade”, ressalta Junio.

Além da encenação no Reservatório, atividades sociais e culturais promovem o clima das festas de fim de ano na Sanepar. Desde a decoração dos escritórios de atendimento e iluminação especial em reservatórios, até a tradicional participação na Campanha Papai Noel dos Correios, reforçam o espírito de Natal na Companhia e em todo o Paraná.

SERVIÇO: Espetáculo Ecofábrica do Papai Noel.

Datas e horários:

20/12 – às 20h30.

21 e 22/12 – às 20h30 e às 21h30.

Local: Reservatório Alto São Francisco.