Ascom/PMP

Neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de abril, o Reservatório do Carvalho, nos Mananciais da Serra do Mar, em Piraquara, estará aberto para visitações. É o primeiro final de semana de visitações deste mês, que também receberá o público nos dias 23 e 24. Encravado no meio da Mata Atlântica, o local preserva a história do abastecimento público de Curitiba e região e faz parte do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Para realizar o passeio é necessário que o visitante preencha o cadastro no Centro de Visitantes. As visitas são gratuitas e têm início às 8h30. A entrada é permitida até às 16h e às 17h30 as visitações são encerradas. A área de preservação exige que os visitantes tenham cuidados básicos com o ambiente, como não deixar lixo no local e não recolher plantas ou animais. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis, boné, protetor solar e repelente durante o passeio.

O Programa de Visitas é realizado pela Sanepar, Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Vacina contra a Febre Amarela

Em razão dos casos de febre amarela registrados no estado, o Instituto Ambiental do Paraná – IAP impôs restrições para visitações ao Reservatório do Carvalho. A entrada só é permitida com a apresentação de documentos que atestem a vacinação em período mínimo anterior de 10 dias.

Também é recomendado o uso de camisas com mangas compridas, calças, calçados de cano alto, uso contínuo de repelente e bonés/chapéu. É importante ressaltar que a vacina é meio mais eficaz de prevenção da doença. Em Piraquara, todas as Unidades de Saúde fornecem a imunização de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.