Valquir Aureliano – O Couto Pereira vazio no domingo

O Campeonato Paranaense de 2020 segue com situação indefinida. A posição da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), divulgada nessa quarta-feira (dia 8), é que não há discussão sobre a retomada de competições no Paraná.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e sete dos oito clubes classificados para as quartas de final (menos o Londrina) esperavam ter uma reunião com o governo no máximo até essa quarta-feira, com o objetivo de definir a data de retorno do Paranaense. No entanto, as autoridades descartam qualquer debate sobre o assunto nesse momento crítico.

Em 26 de junho, a FPF fez uma videoconferência com os oito clubes e divulgou uma nota. “Na reunião, ficou acordado que o Campeonato Paranaense terá seu reinício até o dia 15 de julho, uma vez que CBF e FIFA divulgaram seu cronograma de retorno e início de competições nacionais e internacionais. A CBF divulgou, nesta quinta-feira, 25, que o Campeonato Brasileiro terá seu retorno nos dias 8 e 9 de agosto, com as Séries B e A, respectivamente”, diz o texto.

Como a situação da pandemia se agravou no Paraná, os clubes agora passaram a apostar na data de 19 de julho para o reinício.

O Campeonato Paranaense está parado desde 15 de março, após a conclusão da primeira fase.

Os confrontos previstos para as quartas são Coritiba x Paraná Clube, FC Cascavel x Rio Branco, Athletico x Londrina e Operário x Cianorte.

Nos últimos dias, o Athletico registrou 14 casos de coronavírus dentro do clube – deste total, 11 são jogadores. Já o Coritiba teve o terceiro caso confirmado de coronavírus. Dois já estão recuperados, mas um está na UTI, em estado grave. O Paraná não teve profissionais que testaram positivo para covid-19.