Reprodução
CLIMA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, de forma virtual, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar dos problemas climáticos no Centro-Sul do Brasil e das prioridades para o setor produtivo brasileiro. Para a ministra, a seca ficou maior do que se imaginava e com consequências que chegam a fugir da alçada do Ministério da Agricultura. 
CRÉDITO RURAL
No acumulado de sete meses da safra 2021/2022, as contratações totais do crédito rural atingiram R$ 174 bilhões, o que representa uma elevação de 31% em relação ao mesmo período da safra passada. Destaca-se o aumento de 69% no crédito de comercialização, sobretudo para milho, soja e café, em função de aumento de preços e ampliação de estoques pelas empresas consumidoras. 
CÂMARA
Após 20 anos em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL 6299/2002) que moderniza o processo de uso de novas moléculas para produção de pesticidas foi aprovado, com 301 votos a favor e 150 votos contrários à proposta. O texto, agora, será encaminhado para apreciação do Senado Federal. A legislação que atualmente regula o tema foi editada em 1.989 e não atende mais as necessidades técnicas de avaliação dos produtos. 
CAFÉ
A brasileira Vanusia Nogueira e integrante do comitê do café da Sociedade Rural Brasileira (SRB) foi eleita diretora executiva da OIC (Organização Internacional do Café), principal organismo intergovernamental, que congrega países exportadores e importadores do grão. A decisão foi tomada pelos países membros durante a Sessão do Conselho Internacional do Café, realizada em Londres.
ENERGIA RENOVÁVEL
O uso de energias renováveis está atraindo a atenção de produtores que visitam o Show Rural Coopavel, em Cascavel. No dia (10) mais de 200 pessoas participaram de uma reunião no espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar-Emater (IDR-Paraná) para conhecer detalhes do programa RenovaPR, do Governo do Estado, que incentiva o uso de energia renováveis no campo. No encontro, o Banco do Brasil informou que deve finalizar a assinatura de 40 projetos de financiamento de energias renováveis em apoio ao programa. 
AUDIÊNCIA
O Estado do Paraná, por meio do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, defendeu uma maior integração de entidades públicas e privadas para que inovações e tecnologias mais modernas cheguem com rapidez e eficácia ao setor agropecuário. Ele foi um dos participantes do Ciclo de Debates e Palestras da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. A reunião fez parte da programação no Show Rural Coopavel, em Cascavel. O evento debateu a importância das feiras tecnológicas na facilitação do acesso dos produtores rurais e equipamentos e técnicas que auxiliam no aumento da produtividade e produção de alimentos.
CHUVAS
O ano de 2022 começou com melhora em termos climáticos, facilitando o manejo do rebanho de bovinos nos pastos e mantendo a perspectiva de boa cotação para os produtores no Paraná. A severa estiagem foi uma das principais marcas negativas para a agropecuária em vários estados brasileiros, incluindo o Paraná, durante o ano passado. Isso atrapalhou o desenvolvimento de várias culturas, como o milho, fonte de alimentação de bovinos, que teve o custo bastante elevado. As pastagens também sofreram com o deficit hídrico. Em algumas regiões, até mesmo a água para o consumo dos animais ficou escassa.
REGIONAL
A cerimônia de inauguração do Barracão da Agroindústria no Show Rural Coopavel, que encerrou sexta-feira (11), foi marcada por um clima de muito otimismo e novos investimentos. O projeto que garantiu melhor condição de vida e de economia para os produtores de pequenas áreas rurais do Paraná ocupou um espaço de 525 metros quadrados e 28 expositores de 19 municípios do Estado que comercializaram produtos como queijo, mel, salame, bolachas, cucas, entre outros.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Produzir agricultura sustentável, com bons resultados para os produtores e qualidade de vida para a população. Esse é o desafio do meio rural em um cenário competitivo e cada vez mais exigente, na avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou também da 34ª edição do Show Rural, em Cascavel. Promovido pela Coopavel, o evento reuniu expositores com foco em tecnologias e serviços voltados ao agronegócio. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.