AEN

Todo o processo de ensino mudou bastante com a pandemia da Covid-19, incluindo a suspensão das reuniões presenciais de pais e professores. Em Cornélio Procópio, no Norte do Estado, os encontros online estão driblando o isolamento social e aproximando mais a equipe pedagógica da rede estadual de ensino e os responsáveis pelos estudantes.

Chefe de Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Ana Paula Machado explica que são promovidos dois meets (encontros online) por semana, com a presença de aproximadamente 750 pais de alunos em cada reunião.

De forma virtual, integrantes da equipe pedagógica esclarecem dúvidas, falam sobre questões técnicas e legais das aulas a distância e abrem espaço para perguntas das famílias. Todos os meets são acompanhados pelos diretores e professores.

“Nossa expectativa é fechar o trimestre atingindo 10 mil famílias de alunos atendidos pelo nosso núcleo. É um desafio, mas acreditamos que manter a proximidade com os pais nesse momento é extremamente importante”, afirma Ana Paula.

Tatiane Rodrigues da Silva é diretora no Colégio Estadual Professora Regina Tocano, no município de Uraí, e afirma que a decisão de aproximar os pais da escola por meio de reuniões online é positiva, pois mostra aos próprios familiares a importância deles nesse processo.

“A primeira reunião online aconteceu com os pais e escolas em nosso município e o retorno foi muito positivo, pois eles se sentiram importantes, próximos à escola, e entenderam o papel deles na educação dos filhos”, conta a diretora.

Para muitos pais as reuniões online são novidade em suas rotinas. Maria Zenaide Faria Madeira é mãe da aluna Gabriella Faria Madeira, que estuda no Colégio Estadual Professor Marlon Medeiros, em Bandeirantes, e afirma que a decisão de promover as reuniões foi boa para evitar a disseminação da doença e uma boa forma de aproximar os pais da escola. “No início foi difícil, me bati um pouco com a tecnologia, mas logo peguei o jeito. Sem contar que as professoras sempre ajudam nas nossas dúvidas”.

“Infelizmente, estamos passando por essa pandemia, mas pelo menos temos as tecnologias que podem ajudar nossos filhos a continuarem os estudos e a nós, pais, a nos mantermos próximos das escolas”, diz Maria Zenaide.

De acordo com a secretaria estadual da Educação, a iniciativa vinda de Cornélio Procópio tem apresentado resultados tão positivos que outros Núcleos Regionais começam a se preparar para promover as reuniões online.